quinta-feira, 12 de maio de 2011

Resenha: A Morte do Cozinheiro

A Morte do Cozinheiro
Allan Pitz,
Above Publicações

“A Morte do Cozinheiro” é um livro curto e fino, e confesso que pensei que ele era bem maior. Apesar de ter poucas páginas, Allan Pitz as enche com os sentimentos de Luiz Aurélio, protagonista da história, e que admite logo na primeira página: “eu matei o cozinheiro”. Portanto, essa deixa de ser a pergunta principal. Agora, ela é: Por quê?

Luiz conheceu Carmem em um evento literário, um dos muitos que ele participou, eles conversaram muito, e logo se apaixonaram. Apesar de ter uma relação saudável, a mãe de Carmem nunca gostou deles, e nem do seu relacionamento, e fez de tudo para separá-los. Eventualmente, ela conseguiu.

Todas as 80 páginas de “A Morte do Cozinheiro” são cheias de sentimentos, e da amargura de Luiz, por ter perdido a sua Carmem para o tal cozinheiro, e por eles estarem felizes. Confesso que não gostei muito do começo, mas com o passar das páginas, a história foi me cativando. Às vezes a narração perdia um pouco o rumo, mas mesmo assim Allan conseguiu passar bem todos os sentimentos de Luiz, inclusive eu senti um pouco de insanidade no personagem.

Vi em algumas críticas que algumas pessoas não gostaram do final. Também não foi a minha parte preferida, mas desde a metade do livro eu já imaginava que ele terminaria assim, e não me desapontou. Fiquei com dúvidas em relação à Carmem, se ela era realmente como o Luiz achou, ou se tinha mudado depois da relação com Lucas, o cozinheiro, mas enfim... Um final satisfatório.

Recomendo “A Morte do Cozinheiro”, por ser uma leitura rápida – dá pra ler em mais ou menos uma hora -, ser também literatura nacional, e por ser – até certo ponto – uma história com a qual as pessoas podem se identificar.

Beijos,
Samantha.

2 comentários:

  1. Confesso que tentei saltar a resenha pq estou para receber o livro do Book Tou Selo Brasileiro, mas nunca tinha lido nada a respeito e fiquei curiosa. Acabei lendo, aps pedaços.... hdushudhsudhs Esperar o livro chegar agora né??

    Bjo:*

    Raphaela
    Equalize da Leitura
    @EqualizeLeitura

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu também fiquei com medo de ler resenhas, até porque o livro é bem curtinho né, poderia estragar a história. Mas bom, pra mim não estragou, rs. O livro continuou bem misterioso.

    Beijos,
    Samantha

    ResponderExcluir