quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Resenha: Dia de Mudança & A Garota Nova - Meg Cabot

Oi, gente! :D Hoje vou postar duas resenhas junto, dos dois primeiros livros da série As Leis de Allie Finkle para Meninas. Como eu li os dois livros seguidamente, e eles são curtinhos, decidi postar tudo de uma vez só, mesmo. Se não gostarem, podem falar nos comentários, que não posto mais assim, ok?

Então, vamos começar...

Título: Dia de Mudança
Autora: Meg Cabot
Editora: Galera Record
Páginas: 208
Preço: R$22,90 (Saraiva)
Minha Nota: 4
Quando os pais de Allie Finkle anunciam que a família está de mudança, ela tem certeza que sua vida acabou. Ela não está nem um pouco feliz em ter que trocar seu quarto cor-de-rosa por uma casa antiga e assustadora, então precisa fazer algo para impedir essa mudança. Felizmente Allie tem seu livro de leis para ajudá-la a se comportar! O principal agora é bolar um plano para fazer as coisas voltarem ao normal. Se vai funcionar, ela não sabe, mas o importante é tentar.

Minha Opinião:
Bom, pra começar, eu comprei Dia de Mudança totalmente no impulso, porque só tinha vinte reais, mas queria comprar um livro, e esse era o mais barato - além de ser da diva Meg, óbvio; não compraria qualquer livro só porque é barato, rs. Isso foi num domingo, mas como eu estava com umas leituras atrasadas, só comecei a ler lá pra quarta-feira. E terminei o livro em dois dias.

O livro trás um tema muito interessante, que é a mudança da Allie de uma casa pra outra, consequentemente de um município pra outro, e também de uma escola pra outra. Ela odeia a notícia logo de cara. Se mudar pra uma casa mal-assombrada? Ri muito quando a Al começou a bolar uns planos pra não venderem a casa antiga, e quando ela fica falando toda hora sobre a Mary Kay, sua melhor amiga, que é chorona e etc.

Dia de Mudança é um livro calminho, rápido, e até um pouco infantil. Ele é narrado pela Allie, a protagonista, que tem nove anos, então é de se esperar que não seja exatamente um YA, né? Eu achei ele até gostoso de ler, apesar de que eu não esperava que ele fosse assim. O legal é que eu consegui me identificar com algumas coisas que aconteceram com a Allie, como ela contar uma coisa pra Mary Kay, e a garota, num momento de raiva, acabar contando tudo pra uma menina metida de quem a Allie não gosta muito - mas também não odeia, como ela diz no livro. E também, todas as lições são baseadas no cotidiano da vida dela, o que as torna bem verdadeiras - e engraçadas.

Eu indico mais pras pessoas que estão começando a ler mais agora, que ainda não tem tanto o hábito da leitura assim, porque ele é um livro mais 'leve', digamos. Sei lá, eu gostei dele, mas também não foi um dos melhores que eu li, até por eu estar mais acostumada com livros YA e, recentemente, com uns até mais hot, rs. Mesmo assim, é uma boa dica de leitura rápida e fácil. :)

Título: A Garota Nova
Autora: Meg Cabot
Editora: Galera Record
Páginas: 191
Preço: R$18,30 (Saraiva)
Minha Nota: 4
Allie finalmente deu o braço a torcer e já gosta da casa velha e feia (bonita e reformada) para onde seus pais se mudaram, e até conseguiu uma melhor amiga que não a faz se ajoelhar no carpete o tempo todo! Mas será que a adaptação na escola será tão fácil assim? Allie é a garota nova, e já virou o próximo alvo da valentona da sala... Será que nossa heroína vai conseguir criar uma lei sobre isso também?

Minha Opinião:
Achei A Garota Nova mais maduro que Dia de Mudança, até por a Allie estar tendo que se adaptar a novas amigas, a nova casa e a nova escola e etc. As leis não são tão engraçadas como no primeiro livro, até porque a maioria é voltada para o enredo principal da história: o fato de a valentona da sala, Rosemary, não ter ido com a cara da Allie - e querer bater nela por isso.

Logo no começo do livro, na dedicatória, Meg Cabot escreveu: "Para todos que já foram vítimas do bullying um dia". Pode parecer bobo, mas confesso que isso me emocionou. Porque, sinceramente, todo mundo, alguma vez na vida, já sofreu algum tipo de bullying. Ainda mais se você é aluno (a) novo (a) na escola, não conhece o resto da turma, e não sabe como se defender. E é mais ou menos nessa situação que a Allie está, nesse livro. Ela tem medo da Rosemary, mas ao mesmo tempo não quer arranjar briga, e nem sabe o que faria se a garota realmente viesse bater nela. Bom, até o pai dela ensinar como dar um soco no rosto de alguém.

Apesar de ser uma história com final feliz - mais ou menos, rs -, é claro que na vida real não é bem assim. Afinal, a Allie tem nove anos, e está na terceira série - ou quarto ano, como quiserem chamar -, e apesar de suas leis, e a mensagem que o livro passa - de que você não deve brigar com uma pessoa só porque ela quer brigar com você, mas sim entender o por quê daquela pessoa querer te bater, e tentar resolver isso na base da conversa -, acho que isso não se aplica tão bem na realidade. Porque, de boa, a maioria dos valentões ou valentonas de escolas não estão nem um pouco dispostos a conversar, além de sempre terem motivos bobos/idiotas pra fazerem o que fazem.

Li o livro em um dia só, portanto ele também é de leitura rápida, apesar de o tema ser - na minha opinião - mais sério do que o do primeiro livro. A linguagem é fácil e rápida também, e você ri muito com as coisas que a Allie fala. E com os irmãos dela também - Mark, de sete anos, e Kevin, de cinco -, que são um sarro. Também indico pra pessoas que estão iniciando no mundo da leitura agora, ou pra quem tá a fim de ler um livro leve, despretensioso, e que não tem muito o que fazer. E acho que a tendência da série é os livros ficarem mais 'sérios', de pouco em pouco, enquanto a Allie vai crescendo a aprendendo outras coisas.

Espero que tenham gostado das resenhas, :)
Beijos, Sam.

Extra: Enquanto eu tava procurando imagens das capas dos livros, eu achei essa foto no Google. Achei a gata - acredito que seja uma gata, ._.' - muito linda, e esse é o quinto volume da série, que já foi lançado nos Estados Unidos, mas ainda não tem previsão de lançamento aqui no Brasil. Pra terem ideia, o 3º volume da série, Melhores Amigas e Garotas Dramáticas só vai ser lançado em Julho do ano que vem - pelo menos de acordo com o Wikipédia, rs -, apesar de no site de onde vem essa foto (Meg Cabot BR), dizerem que o lançamento está previsto pra Outubro deste ano. Tomara que estejam certos, -Q. So... A foto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário