quarta-feira, 17 de julho de 2013

O que são “fanfictions”?

Eu leio fanfictions desde que eu tinha uns nove ou dez anos, então é um pouco cômico e um pouco trágico que eu nunca tenha comentado sobre elas com vocês aqui no blog. Mas isso está prestes a mudar! Nesse post eu explicarei o que são as fanfictions, além de indicar alguns sites onde você pode encontrar várias delas.

Então vamos à definição: fanfiction, em inglês, significa “ficção criada por fãs”. É uma história fictícia de outra obra cujo autor seja fã. Se você escreve uma história original, mesmo que poste em um site de fanfics (abreviação de fanfiction), ela já não se enquadra mais nesse termo.

Já o ficwriter é quem escreve a fanfic. E, assim como acontece com os livros, filmes e etc, as fanfics também podem fazer parte de vários gêneros. Achei dois sites muito legais, que listam vários gêneros de fanfics, entre outras coisas desse universo. As listas não estão completas, mas tem muita coisa. Para acessar, clique aqui ou aqui.

Mas e os sites? Bom, há vários! O que eu mais acesso mesmo é o Nyah! Fanfiction, que possui fanfics de Harry Potter, Crepúsculo, Naruto (as mais populares), InuYasha, One Piece, McFLY, e por aí vai. Também tem o Fanfiction.NET, que possui histórias em português, mas bem poucas, em relação às postadas em inglês. Outro site para quem se interessa pelas fanfics de animês é o Animê Spirit, onde não são postadas só fanfics, mas também muitos outros conteúdos relacionados ao mundo dos animês. E por último, um site que eu conheci recentemente, o Floreios & Borrões. Ele, obviamente, é só para quem curta fanfics de Harry Potter.

E por hoje é só. Esse post é só para introduzir vocês ao mundo das fanfics, já que a partir de agora eu postarei “resenhas” (ou melhor, indicações) de histórias que eu leio e gosto muito. Quando eu postar, vocês já estarão familiarizados com os termos usados - principalmente os gêneros/tipos de fanfictions.


Espero que tenham gostado! Se você já lê fanfictions e conhece mais algum site, deixe nos comentários - quando eu ver, atualizo o post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário