terça-feira, 16 de julho de 2013

Minha Nova Aquisição: Kindle 4


Aproveitando a promoção de Dia dos Namorados da loja Ponto Frio, comprei o meu Kindle 4. A loja estava vendendo o e-reader com um desconto de cem reais, o que reduziu o valor do Kindle praticamente à metade. Demorei um pouco para fazer esse post porque queria usar bastante o aparelho antes de usar. Espero que gostem! (;

Para começar, aí vão algumas especificações técnicas: O Kindle 4 não tem iluminação própria, e sua interface é em forma de botões de controle. Sua capacidade é de mais de mil e-books, e ele mede 165,75 mm x 114,5 mm x 8,7 mm, ou seja, é pequeno o suficiente para caber em seu bolso. Conecta-se à internet através do wi-fi, e tem 6” (Fonte: Amazon Brasil).

O e-reader que eu queria, na verdade, era um Kindle Paperwhite, porém o preço dele no Brasil é absurdo - R$479, comparado a R$259 (aproximadamente) da Amazon americana. Se eu importasse, pagaria impostos e teria que esperar muito para ele chegar aqui. Quando o Kindle 4 entrou em promoção, confesso, não pensei muito: assisti alguns poucos vídeos comparativos e decidi comprar o modelo com botões.

E o que eu achei do Kindle até agora?
Eu estou amando ter um e-reader! Quando ele chegou, fiquei muito empolgada: usei pra caramba, baixei vários e-books, mexi em tudo que tinha pra mexer... Fiz a festa! Confesso que não foi muito agradável fazer o meu cadastro na Amazon através do Kindle, - aliás, aí vai um alerta: se você pretende fazer muitas anotações, o Kindle 4 não é uma boa opção para você! - mas depois disso, só usei os botões para navegação, mesmo. Não fiz nenhuma anotação ainda.


Nunca usei um Kobo, mas pelos vídeos comparativos que eu já assisti, acho que tanto o leitor da Livraria Cultura quanto os modelos Kindle são muito bons. Eu gosto das várias opções de formatação - tamanho da fonte, espaçamento entre linhas, tamanho da margem... - que o Kindle dá ao leitor, mas um ponto fraco dele é não aceitar livros em formato epub, que estão se tornando cada vez mais comuns. Outra coisa: o Kindle 4 aceita arquivos em pdf, porém não há opções de formatação, e todos os ebooks que eu tranferi para o Kindle ficaram com a fonte muito pequena, ou seja, muito ruim pra ler. Quando o arquivo (em pdf) é convertido para mobi (a extensão mais comum de e-books da Amazon), geralmente a formatação fica horrível.

E o que achei da loja Ponto Frio? Eu gostei da experiência que tive no Ponto Frio. O site tem uma interface bem legal, e é fácil achar o que você procura. Quando você acessa a aba “Meus Pedidos”, todas as informações sobre suas últimas compras estão lá - a aprovação do pagamento, os endereços de cobrança e entrega, onde está o seu produto... Está tudo lá. Gostei bastante disso.

Onde baixar e-books: Olha, foi difícil achar sites com e-books em formato mobi, viu? A maioria não tem um acervo muito grande, mas há vários títulos disponíveis, de gêneros bem variados. Os que eu mais gostei até agora foram o Download Livro (que disponibiliza e-books em formato epub, pdf e mobi), o Le Livros (que também disponibiliza os títulos nesses três formatos) e o Top Livros (que também tem livros em formato txt e áudio books). Outro site interessante que eu achei foi o Issuu, onde os e-books são disponibilizados pelos próprios usuários. Infelizmente, até agora só vi e-books em formato pdf.

Para a proteção do seu Kindle: Eu já comprei dois produtos que ajudarão a deixar meu Kindle bem protegido: uma película e uma capa de couro. A película eu comprei pelo Mercado Livre (o link vai direto para o produto), por R$8 + frete. Já a capa é mais cara: paguei R$69 na loja iKindle (mas ainda é mais barata que as capas da Amazon, que custam cerca de R$150). Estou aguardando - ansiosamente - ambas chegarem, pois sou uma pessoa desastrada e quero manter meu Kindle bem novinho, sem nenhum arranhão.


Vocês também leem e-books? Tem um e-reader (Kindle, Kobo ou outro modelo)? Se quiserem deixar dicas de sites para baixar ebooks (em qualquer formato), falem nos comentários, por favor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário