segunda-feira, 19 de março de 2012

Resenha: A Iniciação

A Iniciação, por L.J. Smith
Círculo Secreto #1
Editora: Galera
Páginas: 255
A história começa quando Cassie se muda da Califórnia para New Salem, depois de passar as férias em Cape Cod, e começa a se sentir estranhamente atraída pelo grupo de jovens que domina sua nova escola. Cassie logo é iniciada no Círculo Secreto, uma irmandade de bruxas que controla a cidade há séculos, numa aventura ao mesmo tempo fascinante e mortal. Ao se apaixonar pelo sombrio Adam, será preciso escolher entre resistir à tentação ou lutar contra forças obscuras para conseguir o que deseja - mesmo que um simples passo em falso possa significar a sua destruição.

Image and video hosting by TinyPic

Eu comprei “A Iniciação” por puro impulso. É verdade. A capa é linda, eu adoro a série de TV – que foi baseada nos livros – mas em contrapartida, odiei “Diários do Vampiro”, uma série escrita, também, pela L.J. Smith. Então, é, eu estava com um pé atrás antes de ler “A Iniciação”. Mas o resultado foi ótimo: eu gostei muito do livro, além de descobrir que ele é bem diferente da série de TV – e muito melhor que “Diários do Vampiro”.

Cassie é uma adolescente que está em um lugar do qual ela não gosta, e não vê a hora de voltar para a sua cidade natal, onde estão todos os seus amigos. Mas durante um dia na praia ela conhece um rapaz muito misterioso e bonito, que mexe com ela de um jeito que nenhum outro garoto mexeu – o que a faz ter vontade de continuar em Cape Cod, onde ela está. Porém, quando ela chega em casa, recebe uma notícia: como a sua avó está doente, ela e a sua mãe vão se mudar para New Salem, a cidade onde a avó de Cassie mora. Não poderia ser pior, ela pensa. Mas pode.

Além de ir para uma cidade onde não conhece ninguém, morar numa casa caindo aos pedaços, e ter uma avó que Cassie considera ‘feinha’ e mal-humorada, o primeiro dia de aula de Cassie na New Salem High School também não é muito bom. Ela logo se torna alvo de Faye, uma garota muito linda e muito má, que faz da vida de Cassie um inferno durante o resto da semana. É quando ela conhece Diana, uma garota também linda, mas muito mais bondosa, que a acolhe e trata-a bem. E elas se tornam amigas – quase irmãs. E Cassie vai descobrindo que New Salem não é tão ruim quanto ela pensava... Ela tem mais amigos, é respeitada, e sua avó não é tão feia.

Mas então Cassie vai descobrindo que Faye e Diana tem muito mais em comum do que aparentam. A começar pelo parentesco: ambas são primas. E vai além: ambas fazem parte de um ‘grupo’, o Círculo Secreto, que é – quem diria? – um Círculo de bruxas. Diana, Faye e outras dez pessoas – incluindo Cassie – são descendentes das famílias que originaram New Salem – todas famílias bruxas. Mas ainda há muitos mistérios que Cassie desconhece, e que incluem também aquele garoto do começo do livro – que acabará mais envolvido em sua vida do que ela jamais imaginou.

Ok, ok, eu sei que eu não contei muito sobre o livro além do óbvio. Mas “A Iniciação” é, justamente, um livro para iniciar a série – ou seja, aqueles livros em que conhecemos as personagens, as histórias por trás deles, alguns mistérios mais básicos e só. Muitas pontas ficaram soltas, e isto é ótimo, pois dá uma boa vantagem ao próximo volume da série.

O que eu achei mais original foi, é claro, a L.J. Smith falar sobre bruxas. Claro que há vinte anos – sim, vinte anos! –, quando o livro foi lançado, não existia a febre Crepúsculo e todos estes livros de vampiros, mas querendo ou não, é uma estória que todos conhecemos. Agora bruxas? É mais misterioso, mais mitológico, muito mais legal – em minha opinião. E o fato de o livro ter sido lançado, originalmente, há vinte anos não faz diferença nenhuma. A linguagem é bem contemporânea, e é como se as personagens vivessem em 2012, mesmo.

Em comparação a “Diários do Vampiro” – vou tentar me basear apenas em O Despertar, já que ambos são os primeiros livros das séries – A Iniciação leva uma vantagem gigantesca! O enredo é melhor, as personagens são mais bem trabalhados – para o início de uma série, pelo menos – e há mais mistérios, mais história para contar. Gostei bastante do livro.

Não há muita diagramação no livro, ele é bem simples. Mas eu tenho que destacar a capa. Ela é linda demais! A fonte é linda, o desenho – que tem tudo a ver com a história – é lindo, e o melhor de tudo: ela é aveludada. Sabem do que eu estou falando? Quem já tocou a capa da série Fallen, ou do livro Insaciável, da Meg Cabot, sabe do que eu estou falando. O toque é muito bom – só que qualquer mão suada já acaba com o livro. Mas enfim, eu adoro. E mal posso esperar para o lançamento de “The Captive”, próximo volume da série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário