segunda-feira, 5 de março de 2012

Resenha: Ainda Não te Disse Nada

Ainda Não te Disse Nada, por Maurício Gomyde
Editora: Porto 71
Páginas: 236
"Ninguém mais escreve cartas hoje em dia", Marina pensava. Até que um dia uma caiu em suas mãos por engano e mudou o rumo de sua vida. Levou-a ao lugar que ela sempre sonhou. E a conhecer o amor do jeito que nunca imaginou, da forma mais improvável do mundo... (Fonte: Skoob)

Image and video hosting by TinyPic

Marina é uma jovem brasileira, 25 anos de idade, estudante, e trabalha em uma agência dos Correios em São Paulo – a cidade. De descendência italiana, Marina é uma mulher muito bonita e elegante – e gostosa, como dizem os homens – que sempre chama a atenção, independente do lugar onde esteja.

Marina tem uma rotina: acorda cedo, caminha pelo bairro, volta para casa, se arruma, vai trabalhar, sai do serviço às 18h, vai à livraria, pega uma revista, vai à cafeteria da livraria e fica lá, folheando a revista e achando modelos de roupas para copiar – já que pretende ser uma estilista – até pouco antes do horário de suas aulas começarem.

Um dia, conversando sobre amenidades, Marina e sua colega de trabalho, a senhora Jane, acabam por perceber que as pessoas, hoje em dia, praticamente não escrevem mais cartas. É tudo na base dos e-mails, mensagens de texto e telefonemas. Dona Jane diz que ninguém mais escreve com paixão, como escreviam antigamente. E é quando uma mulher entra na agência, para enviar, justamente, cartas. Alguns dias depois, Marina encontra-se com a mesma mulher na cafeteria da livraria, e descobre que ela é um “Anjo Carteiro” – uma mulher contratada para mandar cartas às pessoas.

Mais alguns dias depois, há uma carta guardada na agência, que não foi entregue ao destinatário. Encarregada de ligar para a pessoa, Marina descobre que justamente Julia, a “Anja Carteira”, é quem deveria receber a carta. E após descobrir que a mesma morreu, Marina tem que decidir: ela responderá ou não a carta de Heitor, um senhor que mora em Portugal e que acredita que o amor da sua vida é quem está do outro lado do Atlântico, enviando-lhe cartas? A escolha de Marina, neste momento, mudará sua vida para sempre.

“Ainda Não te Disse Nada” é um livro lindo, romântico, leve, cheio de reviravoltas e personagens cativantes, com uma narrativa gostosa, e uma estória lotada de criatividade. É, não posso poupar os elogios. Este é o primeiro livro que eu li do autor Maurício Gomyde – que é um parceiro do blog – apesar de ter sido seu segundo livro publicado, e posso dizer que já sou fã do escritor, e com certeza, da obra!

Marina, em minha opinião, é uma personagem que cativa porque ela é completamente normal. A Marina poderia ser qualquer brasileira. A estória também é bem normal – poderia acontecer a qualquer um. E eu acho que isso é o que torna o livro tão bom – a simplicidade unida à fantasia. Porque acho que, bem no fundo, este é o sonho de qualquer mulher: encontrar um amor verdadeiro, um homem que faça seu coração bater mais forte, que faça você esquecer de tudo. Confesso que não sou romântica, mas até eu queria ser a Marina – ops, eu quase revelei detalhes do livro –, levando em conta tudo o que aconteceu com ela.

A única coisa da qual eu não gostei muito foi o final. Na verdade, eu gostei do final, e do jeito enigmático com que o Maurício “encerrou” a estória da Marina. Mas eu gostaria que a narração tivesse se aprofundado mais no que aconteceu com ela a partir de um certo momento. Ah, não posso explicar isso muito bem sem contar spoilers – o que eu definitivamente não quero fazer. Mas enfim, este é o único motivo de o livro ter ganhado apenas quatro porquinhos, e não cinco. De qualquer maneira, já está entre os meus favoritos. E eu recomendo muito, para qualquer pessoa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário