sexta-feira, 2 de março de 2012

Meme: Julgando Pela Capa


Faz tempo que eu não posto um meme aqui no blog, mas eu fui indicada pelo Julio Cesar do blog O Jovem Escritor, e gostei das perguntas e do meme em si, então decidi responder. São cinco perguntas sobre capas, e no final eu devo indicar cinco blogs para responderem ao meme também. Então lá vai:

1 – Cite um livro que você leu só pela capa.
“Feios”, do Scott Westerfeld. Eu vi ele na livraria, com aquela capa linda, e não fazia nem ideia do que a história falava. Apesar de ter lido a sinopse, ainda não tinha entendido muito bem, mas decidi levar, e justamente porque achei – e acho – a capa linda demais.







2 – Que tipo de livro você não lê por causa da capa.
Olha, vou plagiar o Julio Cesar e colocar a mesma resposta: livros antigos. Só que vou mudar um pouquinho. Um exemplo: os livros da escritora Anne Rice. Todos falam muito bem das estórias, e eu tenho muita vontade de ler. Claro que agora a Rocco já relançou os livros com capas diferentes, mas as antigas não me atraem nem um pouquinho, e acho que talvez eu desistisse de comprar os livros só por causa das capas feinhas – hoje em dia eu não compro porque tá caro, mesmo, rs.




3 – Que livro você relutou em ler por causa da capa, mas gostou?
Putz, essa é difícil. A maioria dos livros que eu gostei de ler tem capas bonitas – e isso é uma coincidência, sinceramente – portanto fica difícil escolher um para esta pergunta. Mas eu acho que “Irresistivelmente Fatal”, do Marcio Scheibler. A sinopse me atraiu, sim, mas a capa... Não é muito bonita. Tanto que na resenha que eu fiz do livro, eu falei que nas próximas edições ela poderia mudar, também.






4 – Qual livro te decepcionou, mas você gosta da capa?
Eu acho que um deles poderia ser “Caçada”, da série House of Night. Acontece que quando eu comecei a ler a série, li vários comentários negativos, mas eu gostava. O problema é: eu li um livro atrás do outro. E é horrível ler House of Night assim, porque os livros seguintes começam exatamente no mesmo ponto em que o anterior parou. E a estória do livro se passa em uma semana ou duas. Enfim, é irritante. Mas não foi só por isso que “Caçada” não me agradou. Eu não gostei de algumas mortes e acontecimentos do livro, mas mesmo assim ainda considero a capa linda – apesar de não ser a mais linda da série House of Night.



5 – Quais são suas cinco capas preferidas?
Boa pergunta, rs. É tão triste escolher só cinco ;/ Mas vou tentar ser breve. A capa – dos livros que eu tenho – que eu acho mais linda é a de “Cidade dos Ossos”. A cor, os brilhos, tudo torna a capa maravilhosa. Em seguida, “Harry Potter e as Relíquias da Morte”; adoro a cor laranja da capa, e a ilustração ficou muito fod*. “O Nome Deste Livro é Segredo” fica em terceiro, principalmente pela criatividade e fofura do ponto de interrogação, e toma toda a capa – à frente e atrás. “Fallen” fica em quarto, já que a modelo é linda, parecida com a protagonista, e a capa dá todo o ar de mistério no qual a estória é envolvida. E em quinto eu considero “Sussurro”, que tem uma capa óbvia, mas que não deixa de ser linda, totalmente a ver com a estória – do modo mais óbvio, falando de anjos, e de modo mais sutil, com os detalhes revelados na narração.


Então é isso, acabou, rs. Eu não vou indicar cinco blogs... Quem quiser fazer, e tiver um blog literário, fique a vontade, pode me linkar também ;D Adorei o desafio, ainda mais para lembrar às pessoas que capa importa, sim, quando você vai comprar o livro – apesar de não ser o único quesito para julgá-lo, pelo menos em minha opinião. Comentem aí, quais são suas capas favoritas, se concordam com as minhas respostas, e qualquer outra coisa, rs.


Nenhum comentário:

Postar um comentário