segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Resenha + Promoção: A Jornada

A história de quatro irmãs e uma viagem inacreditável.

A Jornada, por Erin E. Moulton
Editora: Novo Conceito
Páginas: 200
Assim que a mãe dá à luz a sua quarta menina, as irmãs Rittle enfrentam uma aventura cheia de mistérios, incertezas e riscos – uma Senhora misteriosa, uma floresta cheia de segredos, bandidos e um rio pronto a levá-las ao desconhecido. Mas o amor entre as meninas é mais forte do que qualquer susto e, juntas, elas descorem o valor da esperança, da amizade e que milagres existem, sim, e estão mais perto do que imaginamos.


Image and video hosting by TinyPic


Beetle é a caçula; Maple é a irmã do meio; Dawn é a mais velha. Mas sua mãe está esperando um neném – que, infelizmente, nasce antes da hora. E é por causa disso que a aventura das irmãs Rittle começa.

Maple e Dawn acabam descobrindo, através de um telefonema, que a sua irmãzinha Lily não está nada bem, e elas querem ajudá-la de qualquer jeito. Então Maple se lembra da estória da Mulher Sábia da Montanha, cuja água é milagrosa, e decide que irá atrás dela, para dar um pouco desta água à sua irmã, e fazê-la sobreviver. Mas Dawn descobre o que ela está aprontando quando a vê tentando fugir no meio da noite, e após uma confusão, acaba que as duas se embrenham na floresta.

"(...) E, de repente, estou andando mais rápido. Coloco os lábios um contra o outro e chamo através das parvores, Fiiifiu, fiiifiu. Não tenho nenhuma rsposta. A única coisa pior que um SPIR é o silêncio, quando devia haver uma resposta. Eu sigo adiante." (p 122)

Após quase morrerem afogadas no rio, as irmãs seguem a sua jornada em busca da Mulher Sábia da Montanha, enfrentando ursos pretos gigantes, caçadores ilegais, animais selvagens, subidas íngremes, além do medo, por estarem sozinhas, e as dores de seus machucados, que adquiriram graças ao Caldeirão do Diabo – como é chamada uma parte do rio, em que a correnteza é muito forte. E tudo em busca da Mulher Sábia, que elas crêem que vá ajudar a curar a sua irmã.

Na verdade, este é o livro praticamente inteiro: as duas irmãs na floresta. Pode parecer uma narrativa cansativa, mas não é. Aliás, o livro é narrado em primeira pessoa pela Maple, que tem nove anos. E o que eu achei ótimo: a Erin conseguiu conciliar a narrativa, de modo que ela não ficasse muito infantil, por ser uma criança narrando; nem muito adulta, para uma criança narrar.

"Ela puxa minha cabeça para perto da sua e começa a me abraçar de novo. De um jeito que a mamãe ou a vovó me abraçariam, do jeito que eu abraçaria Beetle ou o bebê. O tipo de abraço protetor dado por uma pessoa mais velha. Então eu relaxo e descanso minha cabeça em seu ombro, feliz por me sentir segura no momento." (p 128)

Não há muita estória antes ou depois dessas partes na floresta, e eu até pensei que haveria mais perigos e mais coisas sobrenaturais, mas o livro é bem simples: duas crianças – a mais velha com onze e a mais nova com nove anos – na floresta, durante um dia e meio, em busca de uma mulher de um conto infantil. Mas há uma... Lição, digamos, muito importante: Somos nós que fazemos os milagres. Pelo menos, foi o que pareceu para mim. As irmãs tem um amor muito grande uma pela outra, e queriam fazer de tudo para que a recém nascida sobrevivesse; (SPOILER) e conseguiram (/SPOILER). Só que o finalzinho... Bom, acho que poderia haver mais partes fora da floresta, ter um pouco de estória antes e depois desse pedaço, e por isso não deu cinco porquinhos.

Indico “A Jornada” para quem está a fim de uma leitura leve, mas uma estória bonita, com significado. Ah, e outra coisa que devo ressaltar: a diagramação. Todo início de capítulo é emoldurado, a contra-campa e as páginas antes dos capítulos; tudo com borboletas. Aliás, a borboleta tem um papel moral muito importante na estória, e é até fofo o jeito como a escritora a introduziu no livro. Enfim, parabéns Novo Conceito, porque este livro está nota dez – tanto a capa quanto a diagramação, a revisão e os detalhes em geral.

---

E como todos sabem, a Novo Conceito sempre envia dois kits para os blogueiros. E a promoção valendo o kit de “A Jornada” começa agora! ;D

# Regras:
1. Seguir publicamente o Books and Other Things através do GFC;
2. Ter endereço de entrega no Brasil.





# Considerações Finais:
1. A promoção termina às 23h59 em 25/02;
2. Eu vi esse “formulário” no site BabiLorentz e decidi usá-lo aqui no blog também;
3. Qualquer dúvida sobre o “formulário”, acesse este link, e se ainda houver dúvidas, deixe-as como comentário e eu as responederei;
4. Todas as chances extras estão no “formulário”.

a Rafflecopter giveaway

Nenhum comentário:

Postar um comentário