sexta-feira, 14 de junho de 2013

Aplicativos legais para ler no celular (Android)

Meu celular é um Galaxy Pocket, portanto sua tela não é muito grande, e realmente não é a melhor opção quando se trata de leitura. Mas a gente se vira com o que tem, e percebi que, mesmo não sendo ideal, ainda dá pra ler bem com o meu celular. Mas é claro, tive que baixar alguns aplicativos de leitura, para que pudesse baixar livros em qualquer formato. Nesse post eu vou dizer pra vocês quais aplicativos eu baixei, e o que achei deles.

Adobe Reader

Esse foi o primeiro aplicativo que eu baixei, por um motivo muito óbvio: a maioria dos e-books que eu leio são em formato .pdf. Ele funciona muito bem no meu celular: nunca travou, eu consigo ler bem, e acho que a interface ficou bem simples, fácil de mexer.

Só tenho uma reclamação a fazer: acho que, quando baixamos um e-book para o celular e o abrimos com o Adobe Reader, ele devia se “adequar” à tela do celular. Quando damos zoom, a mesma coisa. Mas não é assim (pelo menos não no meu celular). Se eu dou zoom, tenho que ficar rolando um texto de um lado para o outro, para conseguir ler a frase até o final. A boa notícia é que achei uma opção, que se chama “novo fluxo de texto”, e adequa o texto à tela. Não é ideal, mas ajuda bastante.

Kindle

Esse eu baixei faz um tempinho, mas só comecei a usar mesmo quando me passaram o e-book de “Pushing the Limits”, livro desse mês do Floripa Book Club. A experiência é boa: não tenho um Kindle (comprei, mas ainda não chegou D:), mas pelo o que eu já vi em vários vídeos, o aplicativo tem (quase todas) as mesmas opções do e-reader.

Dá pra regular o tamanho da fonte, espaçamento entre linhas, margem, a cor da página, e também o brilho. Essa quantidade de opções de leitura é um atrativo grande desse aplicativo. Como eu falei, leio mais livros em pdf, mas quero baixar mais livros em .mobi pra usar mais esse aplicativo do Kindle.

FBReader

Por último, mas não menos importante, vem um aplicativo que eu conheci apenas nessa semana: o FBReader. Ele é usado para livros em formato .epub, que vêm se tornando muito populares de uns tempos pra cá. Assim como o aplicativo Kindle, eu ainda não usei muito o FBReader. Mas do pouco que usei, gostei da experiência.

O aplicativo te mostra em que página você está e quantas páginas o livro possui no total, assim como o Adobe Reader e o Amazon Kindle. Ele também mostra a porcentagem de leitura e, o melhor: o horário. Muitas vezes estou usando um aplicativo, quero saber que horas são, daí tenho que sair do aplicativo, ver as horas e entrar novamente. Com o FBReader, isso não é necessário. O horário é informado ali no cantinho inferior direito da tela.

    

Devem haver muitos outros aplicativos de leitura, mas esses três servem muito bem pra mim - cada um com seu formato específico de e-book. Alguns tem umas vantagens em relação aos outros, mas não pretendo desinstalar nenhum dos três por enquanto. A minha intenção com esse post foi dar uma dica aos leitores que leem pelo celular ou tablet.

E falando nisso, quem aí adquiriu o costume de ler pelo celular? Vocês pretendem comprar um e-reader, pra melhorar a qualidade da leitura? Eu estou doida que o meu Kindle 4 chegue logo (mas aceito doações de Kindle Paperwhite, hahah)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário