quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Resenha: Lembra de Mim?, por Sophie Kinsella

Lembra de Mim?, por Sophie Kinsella
Editora: Record
Páginas: 400
Lexi desperta em um leito de hospital após um acidente de carro, pensando que está em 2004, que tem 25 anos, uma aparência desleixada e um namoro desastroso. Mas, para sua surpresa, ela descobre que está em 2007, tem 28 anos, é chefe de seu departamento e sua aparência está impecável. E ainda é casada com um lindo milionário! Ela não pode acreditar na sorte que teve. Mas conforme ela descobre mais sobre a nova Lexi, nota problemas graves em sua vida perfeita. E, para completar, uma revelação bombástica pode ser sua única esperança de recuperar a memória.


Ah, como eu odeio sinopses que contam tudo o que acontece no livro D: Vou tentar pegar o que está ali e desenvolver, tá bom? Vamos lá: Lexi acorda em um hospital, e a última memória que tem é ela caindo de uma escada, tentando chamar um táxi, em uma noite chuvosa, e ela estava se sentindo péssima. Mas a realidade é outra: ela sofreu um acidente de carro, e é só. E quando Lexi se olha no espelho, leva um susto, porque sua aparência está completamente diferente!

Em 2004, que é o ano em que Lexi pensou ter acordado, ela tinha dentes tortos, estava levemente acima do peso, não tinha ganhado o bônus de final de ano, e seu namorado era um idiota que deu bolo nela. Em 2007, o ano em que realmente acordou, Lexi tem dentes lindos, está magra, com unhas bem feitas, é a diretora do setor onde antes trabalhava, e a revelação mais bombástica de todas: tem um marido lindo e rico que a ama.

Mas quando Lexi sai do hospital e começa a (tentar) viver sua nova vida, percebe que nada é tão perfeito nem tão simples assim. Na verdade, ela emagreceu porque cortou os carboidratos (que tanto ama) e é praticamente uma rata de academia. Enriqueceu porque participou de um reality show voltado ao mundo dos negócios, e enquanto estava sendo a chefa durona, se tornou uma “vaca” e não tem mais o apoio de suas amigas. Pra finalizar, um de seus “colegas de trabalho” quer, na verdade, roubar o emprego dela, e seu marido é... Bom, não é o marido com o qual ela sonhou.

Quando Lexi volta à empresa, para tentar reassumir seu cargo aos poucos, percebe o quanto a situação está feia. Ela tenta conversar com suas amigas, mas elas a ignoram e ainda fazem piadinhas com ela. Lexi não sabe como ser uma boa chefa, sem ser uma vaca; os colegas de trabalho lá de alto nível acham que ela realmente não vai recuperar sua memória e que seria melhor dar-lhe férias – ou demiti-la. Pra piorar, seu setor inteiro pode ser demitido e ela não poderá fazer nada. Mas a notícia bombástica é: Lexi tinha um amante! Jon era o cara que ela realmente amava, e para quem ela confessava tudo: como sentia falta de suas amigas, como não suportava mais a vida em que vivia, e como teve uma idéia maravilhosa para salvar seu setor na empresa! Talvez Lexi consiga voltar a ser ela mesma de 2004... Com algumas melhorias, claro.

“Lembra de Mim?“ é um livro que me deixou angustiada. Simplesmente porque eu queria saber logo como a Lexi tinha ficado rica, porque suas amigas não falavam mais com ela... A Sophie Kinsella esconde várias informações, e vai mostrando um pouquinho de cada vez. Fiquei pensando comigo mesma o que eu faria se fosse a Lexi e, sinceramente? Não faço a mínima idéia!

A protagonista tá em uma situação muito horrível. Qualquer pessoa pode falar qualquer merda pra ela, e a Lexi não vai saber se é verdade ou não. Ela vai ficar sempre com dúvida. “Será que devo acreditar que aquele cara lindo é realmente o meu amante?” – é mais ou menos isso. Acho que isso é algo que faz o leitor realmente gostar do livro: se você tentar se por na situação da Lexi, verá que provavelmente faria as mesmas coisas que ela fez.

Eu adorei “Lembra de Mim?”, sem mais. Entre todos os (poucos) livros da Sophie que eu li, este não é meu favorito, mas isso não quer dizer que ele não seja bom. Se você gosta de chick lits, ou leu a sinopse e se interessou, leia! Provavelmente não vai se arrepender (:

Nenhum comentário:

Postar um comentário