segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Resenha + Promoção: Ladrão de Almas


Ladrão de Almas, por Alma Katsu
Taker #1
Editora: Novo Conceito
Páginas: 432
No turno da noite em um hospital em Maine, Dr. Luke Findley espera ter outra noite tranquila com lesões causadas pelo frio extremo e ocasionais brigas domésticas. Mas no momento em que Lanore McIlvrae — Lanny — entra no pronto-socorro, ela muda a vida dele para sempre. Uma mulher com passado e segredos misteriosos, Lanny não é como outras pessoas que Luke já conheceu. Ele é, inexplicavelmente, atraído por ela... Mesmo ela sendo suspeita de assassinato. E conforme ela conta sua história, uma história de amor e uma traição consumada que ultrapassa tempo e mortalidade, Luke se vê totalmente seduzido. Seu relatório apaixonado começa na virada do século XIX na mesma cidadezinha de St. Andrew, Maine, quando ainda era um templo Puritano. Consumida, quando criança, pelo amor que sentia pelo filho do fundador da cidade, Jonathan, Lanny qualquer coisa para ficar com ele para sempre. Mas o preço que ela paga é alto — um laço imortal que a prende a um terrível destino por toda a eternidade. E agora, dois séculos depois, a chave para sua cura e salvação a depende totalmente de seu passado. De um lado um romance histórico, de outro uma história sobrenatural, The Taker é uma história inesquecível sobre o poder do amor incondicional não apenas para elevá-lo e sustentá-lo, mas também para cegar e destruir — e como cada um de nós é responsável por encontrar o próprio caminho para a redenção.


“Ladrão de Almas” tem uma capa bem bonita, uma sinopse intrigante... E um conteúdo que não fica à altura. Durante a leitura, muitas vezes peguei-me pensando: aonde a Alma quer chegar com isso? Não me entendam mal, o livro é interessante – só não atingiu as minhas expectativas.

É uma noite normal no hospital de St. Andrew, e Luke está de plantão, esperando noite e madrugada calmas. Mas algo diferente acontece: o xerife liga para o hospital, informando que levará uma suspeita de assassinato para ser examinada. A suspeita é Lanny, encontrada na estrada – e ela alega ter matado um homem. Assim que a mesma e o doutor ficam sozinhos, Lanny pede ajuda a Luke, tentando convencê-lo a deixá-la escapar. É então que ela começa a contar a sua história.


A narrativa vai para o ano de 1809, nesta mesma cidade do Maine, quando Lanny ainda era uma pré-adolescente, naquela época considerada criança. Ela narra o seu amor por Jonathan, o filho do dono da cidade – um garoto de quinze anos, muito lindo, que arrasa os corações das moradoras. Lanny conta como foi sua aproximação do garoto, como ficaram amigos, e enfim, como foi a vida dela naquela cidade durante alguns anos. Enquanto isso, Luke a leva para a fronteira com o Canadá, tentando tirá-la do país.

Lanny, então, adianta a sua história, e conta como se transformou no que é agora – uma imortal. Ela fala sobre Adair, o homem que a fez assim. Ela narra a vida com ele, e conta para Luke a mesma história que ele lhe contou, sobre como o mesmo se tornou imortal. Lanny diz tudo a Luke, até o momento em que ela matou o homem misterioso – poucas horas antes de ser encontrada vagando na estrada. E enquanto isso, ambos escapam dos Estados Unidos e permanecem juntos, ligados pela história compartilhada.

“Como poderia sentir orgulho do que Adair havia trazido à tona de dentro de mim, sabendo, só de olhar, que eu compartilhava alguns dos seus apetites mais nefastos. Por mais que tivesse medo dele, também tinha que admitir que reagir a ele, que havia aceitado toda a aventura sexual que propusera. Ele trouxe à tona algo que eu não poderia negar, mas de que não sentia orgulho. Talvez eu não tivesse vergonha de Adair; talvez eu tivesse vergonha de mim mesma.”

Sinceramente, eu não sei nem se consegui expressar bem a história através da resenha, porque enquanto pensava no que acontecia no livro... Bom, não acontece muita coisa. Claro que há muita narração, e vários fatos já estão bem esclarecidos – para falar a verdade, acho que nem era necessária uma continuação pela essa história – mas realmente não tem muito sobre o que falar.

Eu não gostei muito da escrita da Alma, porque às vezes parece que ela repetia demais algumas palavras – talvez isso tenha ocorrido por causa da tradução, mas acho que não. Também fiquei um pouco decepcionada com a história em geral, porque esperava mais do livro. Mas, ao mesmo tempo, gostei da narrativa, que é até bem rápida, e gostei do modo como a Alma transmitiu a história, com narrativa em primeira pessoa nos flashbacks e em terceira pessoa na época atual.

“Ladrão de Almas” não é um livro ruim. Eu só acho que seria bom se as pessoas lerem com expectativas não muito altas, para não haver decepções. E espero que o próximo livro, “The Reckoning”, seja melhor.

----

Mas, se mesmo lendo a minha resenha, você ficou a fim de ler o livro, pode participar da promoção e concorrer a um kit com caixa, livro, marcador e baby tree – afinal, não custa participar, né... É de graça, haha.

As regras são as mesmas de sempre, mas fiquem ligados: tem que seguir o blog publicamente através do Google Friend Connect, ter endereço de entrega no Brasil e usar um e-mail válido no formulário do Rafflecopter – se você participar usando a conta no facebook, nem precisa se preocupar com isso.


E é isso, gente \Õ/ Espero que vocês tenham gostado da resenha e que participem da promoção, ok? Boa sorte para vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário