segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Resenha: Os Delírios de Consumo de Becky Bloom

Os Delírios de Consumo de Becky Bloom, por Sophie Kinsella
Becky Bloom #1
Editora: Record
Páginas: 428
Rebecca Bloom é uma jornalista especializada na área de finanças e uma compradora compulsiva. Na realidade, ela nada entende de economia, apesar de trabalhar no ramo, vive fugindo do gerente de banco e inventa meios malucos de conseguir pagar seu cartão de crédito. Romance de estreia de Sophie Kinsella.

Image and video hosting by TinyPic

Rebecca Bloom, mais conhecida como Becky, é uma consumista. Ela deve dinheiro ao banco, aos cartões, à sua amiga... E mesmo assim não para de comprar. Afinal, ela realmente precisa de roupas, maquiagem e sapatos novos. E mesmo sendo uma jornalista financeira, ela não faz a mínima ideia de como administrar seu dinheiro. Na verdade, ela nem liga para isso. Até que a situação fica bem, bem complicada para o lado dela.

Becky mora com Suze, sua melhor amiga. Faz algum tempo que ela saiu de um relacionamento sério. Seus pais – e os vizinhos dos mesmos – acham que ela é uma importante consultora financeira, ou algo do gênero. Luke Brandon, um empresário importante, com QI bem alto e memória fotográfica, mexe com o seu coração. Opa, o quê?

Quando Becky percebe que seu barco está afundando, que ela está completamente endividada, não trabalha com algo que gosta, todos os seus cartões foram cancelados e ela decepcionou sua melhor amiga, ela decide dar uma pausa na vida e voltar – temporariamente – para a casa de seus pais. Chegando lá, ela acaba recebendo a notícia que dá a ela a oportunidade de escrever um ótimo artigo para um jornal de circulação nacional, estar na TV, receber prestígio – e dinheiro –, resolver a sua vida financeira, e talvez até a amorosa, por que não? Mas será que Becky, a compradora consumista obsessiva conseguirá se livrar de seus vícios tão facilmente? Será que ela realmente nasceu para trabalhar com finanças? Será que ela está realmente apaixonada por Luke, ou só ficou atraída por seus ombros largos?

Este foi o primeiro livro que eu li da Sophie Kinsella. Claro que já tinha ouvido falar nela, muita gente já leu seus livros e fala muito bem sobre os mesmos; graças a isso, eu estava com expectativas altas. Digamos que “Os Delírios de Consumo de Becky Bloom” não atingiu as minhas expectativas, mas chegou bem perto.

Dizem que o livro é hilário. Ele é engraçado. E cheio de emoções. Por muitas vezes eu fiquei frustrada, irritada, humilhada, triunfante, feliz, orgulhosa... Tudo junto com a Becky. A personagem passa tanto pela fase ruim quanto pela fase boa, no livro. Ela amadurece, e isso é muito bom. Ao mesmo tempo, o leitor fica em dúvida: será que a Becky vai continuar sendo responsável, ou voltará a ser uma compulsiva? Talvez o consumismo seja um traço da sua personalidade, afinal.

Eu gostei muito do livro porque me fez pensar no que eu faria no lugar da Becky. Óbvio que eu, com dezesseis anos de vida, nunca passei pelo o que ela passou, então não posso dizer exatamente como eu agiria... Mas hoje em dia é tão comum ver pessoas consumistas obsessivas, que nós até já nos preparamos para sermos uma, também. Essa realidade na história é muito boa, porque te faz sentir empatia – te joga bem no meio da narrativa, junto com a Becky. Sem contar que a leitura é bem rápida, bem gostosa. Não há nada complicado no livro – na verdade, é tudo bem simples. E o final te deixa instigado a ler os outros livros da série, para saber como a Rebecca irá se comportar diante de outras situações em sua vida.

Um ponto negativo, porém: a revisão da Record. Ou melhor, talvez eu deva culpar simplesmente a tradução, pois não havia erros gramaticais – não que eu tenha notado, pelo menos – mas sim algumas expressões que são usadas em inglês e que não devem ser traduzidas literalmente para o português, como eu vi que aconteceu algumas vezes no livro. Isso me deixou levemente irritada, porque são coisas simples. Mas não estraga o livro, é claro.

Portanto, eu indico a leitura de “Os Delírios de Consumo de Becky Bloom”! Gostei da escrita da Sophie, e pretendo ler outros livros dela. Falando nisso, estou aceitando doações de “Delírios de Consumo na 5ª Avenida”, próximo volume da série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário