segunda-feira, 20 de agosto de 2012

22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo – Eu Fui!


Em questão de encontrar outros blogueiros, pegar brindes e participar de todos os eventos que eu queria na 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, eu não fui feliz. Mas quando eu penso nos eventos dos quais eu realmente participei, nos escritores que eu conheci e em tudo que eu vi naquele pavilhão gigante (sem contar a viagem para São Paulo!), eu fico imensamente feliz por ter tido a oportunidade de comparecer a esse evento, que me trouxe muitas alegrias.

Neste post (que está gigante, eu posso garantir), vou falar sobre a minha experiência na Bienal. Será o único post com esse tema, já que eu só fui em um dia, o último sábado. Falarei dos eventos e das impressões que eu tive. Espero que vocês gostem dos meus comentários e resumos, e também das fotos; e não se esqueçam de comentar, tá bom? Eu preciso de um feedback de vocês!


Sessão de Autógrafos com Raphael Draccon e Carolina Munhóz
Carolina Munhóz e Raphael Draccon, e meus livros autografados :3

Eu fui ao estande do site Submarino logo que cheguei à Bienal. Esperava encontrar a Carolina e o Raphael lá, mas eles ainda não tinham chego. Eu estava na praça de alimentação, ali perto, quando os ouvi vindo junto com personagens de um livro do Raphael. Comprei os livros – tivemos que ir lá ao estande da editora LeYa, porque o Submarino não vendia os livros em seu estande – e esperei para receber os autógrafos. A Carolina – que estava simplesmente linda caracterizada – foi a primeira a me receber. Super simpática, ela puxou papo, perguntou meu nome (para o autógrafo) e nós começamos a conversar. Peguei uns marcadores de “O Inverno das Fadas”, que sortearei para vocês em breve. Logo depois, tive que ficar um tempo mais longo na fila para o Raphael autografar meu exemplar de “Fios de Prata”. Enquanto eu esperava, as pessoas caracterizadas de personagens começaram a cantar e interagir com o público. O Raphael também foi super simpático, adorei conhecê-lo pessoalmente! Conheço “Dragões de Éter”, mas nunca li a série. Agora vou aproveitar a oportunidade de conhecer a escrita do autor com “Fios de Prata”.

Sessão de Autógrafos com Fabiane Ribeiro
Fabiane Ribeiro, muito linda, e meu exemplar autografado de "Jogando Xadrez com os Anjos".

Eu até sabia que a Fabiane Ribeiro estaria no estande da Universo dos Livros durante uma parte da manhã, mas ainda assim eu fiquei surpresa de encontrá-la por lá (vai saber o que rola na minha mente, não é mesmo?). Comprei o livro – que eu ainda não tinha, porque só li “Corações em Fase Terminal” de sua autoria – e ela logo o autografou. Perguntou se eu era do sul, por causa do sotaque – e olha que eu nem tenho tanto! Hahaha – e ficamos batendo um papo. Ela é diferente do que eu pensei que fosse, mas apenas fisicamente; porque foi extremamente simpática, carismática e alegre, assim como ela é pela internet.

Bate-papo com Fernanda Saads, Tammy Luciano, Chico Anes e Maria Fernanda Guerreiro
Fernanda Saads, Maria Fernanda Guerreiro, Tammy Luciano e Chico Anes.

Meus exemplares autografados de "Do Seu Lado", "A Filha da Minha Mãe e Eu", "Garota Replay" e "O Sonho de Eva".

Fiquei esperando pelo bate-papo desde uma hora e poucos, já ansiosa. Encontrei a Fernanda Saads no estande da editora Novo Conceito por volta de meio-dia, e pedi para ela autografar o meu exemplar de “Do Seu Lado”. Depois, mais perto das duas horas, a Tammy Luciano e a Maria Fernanda Guerreiro chegaram juntas. Fiquei com muita vergonha – não parece, mas sou um pouco tímida – mas minha mãe me empurrou na direção delas, e acabamos conversando. A Maria Fernanda autografou meu exemplar de “A Filha da Minha Mãe e Eu”. Ela é muito simpática, muito mesmo. Fui conquistada pela simpatia dela! A Tammy também não fica pra trás, não! Puxou papo, foi super querida e, claro, autografou o meu exemplar de “Garota Replay”. O Chico Anes, que chegou um pouquinho depois, também me deu autógrafo! Ele autografou o meu exemplar de “O Sonho de Eva”, e o da ganhadora da promoção também. Infelizmente eu me esqueci de levar os exemplares de sorteio de “Do Seu Lado” e “A Filha da Minha Mãe e Eu”. Desculpem-me, futuros ganhadores. :/

Sobre o bate-papo: Os escritores falaram sobre os leitores do Brasil, deram dicas para pessoas que querem escrever um livro, falaram sobre inspirações para as criações de suas obras; ressaltaram que o mercado editorial não é fácil, e antes de tentar publicar um livro, o futuro escritor tem que fazer muitas pesquisas, sobre o assunto sobre o qual escreverá, e também sobre português, que é a ferramenta mais usada neste caso. Falaram também que é importante ter um pouco de técnica, ou seja, não escrever só para escrever, mas sim já pensando na publicação da obra. Outra dica que deram para os futuros escritores é a de mostrar o rascunho para pessoas de confiança que poderão te dar uma opinião sincera sobre aquilo. Os escritores também falaram que hoje em dia há muitos leitores jovens, que eles estão contentes que a repercussão que seus livros – e a leitura, em geral – está tendo no Brasil, e o Chico Anes foi o que mais ressaltou o trabalho dos blogs, que ajudam na divulgação das obras através das críticas e indicações. Adorei o bate-papo, foi muito bom!

Sessão de Autógrafos com Carina Rissi
Carina Rissi, e meu exemplar autografado de "Perdida".

Cheguei ao estande da editora Baraúna pouco depois das 15h. Já tinha uma fila considerável para os autógrafos, mas eu não tive que esperar muito. A Carina é simpática e bem atenciosa. Eu nunca li “Perdida”, mas já vi muitas resenhas positivas, e vou aproveitar a oportunidade agora que tenho um exemplar autografado!

Sessão de Autógrafos com Adriana Vargas de Aguiar
Adriana Vargas de Aguiar, e meu exemplar autografado de "O Voo da Estirpe".

Eu estava doida para encontrar a Adriana lá na Bienal, porque pelo o que eu já tinha conversado com ela virtualmente, pude perceber que ela é uma pessoa simpática e atenciosa. E ela realmente é assim. Eu pretendia comprar “O Segredo de Eva”, seu lançamento, mas como o dinheiro era pouco, levei meu exemplar de “O Voo da Estirpe” para ela autografar. Espero encontrá-la novamente em outros eventos literários, gostei muito de conhecê-la pessoalmente.

Sessão de Autógrafos com Lucinda Riley
Lucinda Riley, e meu exemplar autografado de "A Casa das Orquídeas".

A sessão de autógrafos começou às 17h, mas primeiro fizeram um bate-papo rápido com a escritora. Eu cheguei lá pouco depois desse horário, mas o estande da editora Novo Conceito já estava lotado! Eu não consegui ver a Lucinda, nem ouvi-la, então não posso falar sobre o bate-papo. Em relação à sessão de autógrafos: foram distribuídas cerca de duzentas senhas. Eu peguei o número trinta, thank God! A Lucinda foi bem querida e simpática. Apesar de o autógrafo ser só a assinatura, e o tempo ser curto, pude ver que ela é atenciosa e tem um carinho grande pelos leitores. Achei engraçado o sotaque dela, porque ela é irlandesa, mas morou (ou mora, ainda?) em Londres, então seu sotaque é bem forte. É engraçado e bem bonitinho.

Sobre a Bienal, no geral:
Thays e Thayná Fructuoso, do blog Bookaholic Girls, que eu encontrei lá na Bienal. Duas queridas!

Gente, o que era aquele mar de pessoas na Bienal do Livro? Não dava nem para respirar direito! Os corredores e os estandes estavam lotados. Acho que isso atrapalha um pouco, porque eu, por exemplo, acabei me estressando algumas vezes, por causa do “empurra-empurra” das pessoas. E como falei no começo do post: fiquei tão entretida em visitar os estandes para conhecer os escritores, pegar autógrafos e etc, que acabei nem lembrando – sério mesmo, eu não lembrei – de pedir brindes. Portanto, o meu saldo da Bienal foi pobre. De qualquer forma, valeu a pena ter ido; conheci escritores muito queridos, me diverti, conheci São Paulo – fui lá quando tinha quatro anos, não conta – e para quem é leitor assíduo, sabe que qualquer contato com outras pessoas como nós já é ótimo, certo? Mas deixo escrito: ano que vem vou à Bienal do Rio, e trarei tantos livros e brindes que pagarei excesso de bagagem. Aguardem-me! Hahaha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário