quarta-feira, 4 de julho de 2012

Resenha + Promoção: O Sonho de Eva

O Sonho de Eva, por Chico Anes
Editora: Novo Conceito
Páginas: 304
Dra. Eva Abelar, autoridade mundial em sonhos lúcidos, é informada de que seu filho, Joachim, uma criança autista, desaparece na mesma noite em que sua irmã, Anna, pula do 20º andar de um edifício em São Paulo. Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, invento revolucionário que permite à pessoa jogar enquanto dorme. Eva é convidada por Yume a assumir o lugar da irmã e, à procura de respostas, se envolve em uma trama perigosa, que alcança os limites dos desejos inconscientes do homem. Enquanto usa seus conhecimentos para desvendar a morte de Anna e reencontrar Joachim, Eva descobre o quanto a sociedade está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares, e como esses estímulos podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio.


Eva estava dando uma palestra em outro país quando recebe duas notícias horríveis: sua amada irmã mais nova, Anna, jogou-se da sacada do seu quarto e morreu; e seu filho autista, Joachim, foi sequestrado – e não há a mínima prova que possa levar a polícia brasileira ao paradeiro dos sequestradores.

A Dra. Eva volta imediatamente para o seu país natal, e conta com o apoio de Alec, seu antigo namorado e agora amigo, para superar a perda da irmã e a falta de informações no sequestro de Joachim. No enterro de Anna, Eva conhece Adhya, que representa a empresa Yume, onde a sua falecida irmã trabalhava – mais especificamente, no projeto DreamGame, que promete fazer as pessoas jogarem enquanto sonham, tornando as experiências mais reais. Adhya quer que Eva assuma o lugar de Anna no projeto, já que esta é também uma cientista renomada, e estuda os sonhos lúcidos, nos quais as pessoas estariam sonhando, mas ainda consciente de seus atos. Pois bem, Eva pede um tempo para pensar, e Adhya a deixa em paz... Por pouco tempo.

Após algumas semanas, Eva é despedida da universidade na qual trabalha, com o pretexto de que suas pesquisas e teorias não traziam mais benefícios para a universidade. Ela, já desconfiada quanto a morte da irmã e o sequestro do filho, decide aceitar a proposta de Adhya, e vai trabalhar na Yume... No outro lado do país – na China! E deixa Alec no Brasil, enquanto o mesmo faz pesquisas para tentar descobrir o que está por trás do DreamGame, que não é apenas um jogo revolucionário, mas sim uma forma diferente de controle mental, capaz de acabar com o livre-arbítrio dos seres humanos, e que pode escravizar – de uma forma totalmente inimaginável – a população da Terra.

“Havia Anna. A certeza de ter sido a irmã assassinada por alguma relação com o projeto DreamGame aumentava.
E havia, principalmente, Joachim. Sua intuição a empurrava em direção a Yume. Algo que sentia crescer em seu ventre, uma segunda gravidez preenchendo de esperança. Conhecia os riscos, mas não desperdiçaria seu melhor palpite para encontrar o filho.” Página 70.

Eu já fui conquistada por “O Sonho de Eva” desde o momento em que eu bati o olho na sua capa linda, e li a sinopse instigante. Na medida em que eu ia lendo e descobrindo tudo por trás do DreamGame, eu passei a amar o livro. A narrativa do Chico é muito boa, gostosa de ler. No começo o livro estava um pouco parado, mas após algumas páginas, ele entra em um ritmo rápido, mas ótimo, em que o leitor descobre várias coisas, e ao mesmo tempo percebe que ainda tem muito que descobrir.

A Eva é uma mulher forte. Ela ficou muito triste com a morte da Anna, e angustiada com o sequestro de Joachim, mas soube controlar isso para interpretar bem o seu papel de cientista, e descobrir o que a Yume estava planejando, e onde eles escondiam o seu filho. A vida dela não foi um mar de rosas, mas ela tinha em Joachim, Anna e Alec os seus portos seguros... Seus pilares. E é com a ajuda de Alec – outro personagem ótimo e cativante – que ela conta para desmascarar a Yume de uma vez por todas, e acabar com a palhaçada do DreamGame.

Eu recomendo “O Sonho de Eva”, porque é uma leitura rápida, a narrativa é muito boa, a linguagem também é super fácil de entender e acompanhar, e achei o desenrolar da estória muito bom e bem trabalhado. Ah, e um personagem que vocês provavelmente vão amar é o Zed, paciente de Alec que ajudou bastante seu doutor e a amada do mesmo. Eu, pelo menos, ri bastante com as falas dele, e adoraria ter um amigo assim, fofo e prestativo.


---

E, como sempre, eis a promoção! Quem participar concorrerá a um kit com a caixa, o livro, um marcador de páginas e uma máscara para dormir personalizada do livro. As regras são as mesmas de sempre: seguir o blog publicamente através do GFC; ter endereço de entrega no Brasil; e preencher o formulário corretamente – qualquer dúvida, comentem!


a Rafflecopter giveaway

A promoção começa hoje e termina no sábado, dia 04/08. Eu espero que vocês gostem, e lembrem-se de divulgar bastante, tá?! (:

Nenhum comentário:

Postar um comentário