segunda-feira, 16 de julho de 2012

Resenha + Promoção: Do Seu Lado

Do Seu Lado, por Fernanda Saads
Editora: Novo Conceito
Páginas: 320.
Após um longo tempo de terapia para se recuperar de um fora, Sarah parece estar bem. Quer dizer, ela já recuperou seu peso normal e consegue pensar em outras coisas além de Bruno. O problema é que no fundo ela vive fantasiando o dia em que esbarra com ele na rua e: pimba! Ela está linda e radiante e ele percebe a mancada que deu. Seus planos são simples: reconquistar Bruno e depois dar o troco que ele merece. Mas o destino lhe prega uma peça quando Nestor, seu chefe, pede que ela visite um novo cliente e, de repente, tudo vira de cabeça para baixo. Lá está ela de frente para o seu antigo amor, que parece mais irresistível do que nunca! Enquanto isso, seu melhor amigo, Igor, sempre presente e irritantemente perfeito, não suporta vê-la cair nas garras do bonitão outra vez. Sarah terá que lutar contra os próprios conceitos para descobrir o verdadeiro sentido do amor.


Sarah é uma arquiteta nada glamurosa, que há anos atrás sofreu muito com a traição e, consequentemente, separação de Bruno, seu agora ex-namorado. Ela até hoje tem a fantasia de que esbarraria com ele na rua, e o ex perceberia como ela está bonita e feliz, e veria a “burrada” que ele fez. Ela já imaginou milhares de diálogos e cenas para este reencontro, mas quando o mesmo realmente acontece, Sarah fica simplesmente sem palavras.

Enquanto a protagonista tem que lidar com o reencontro com seu ex-namorado, ela tem o apoio de Igor, o melhor amigo dela. Inteligente, trabalhador, engraçado, culto... Igor é perfeito. É o melhor dos melhores amigos. E não quer ver a amiga sofrer novamente, portanto desaprova qualquer tipo de aproximação de Sarah com Bruno. Mas quando o ex-casal começa a sair novamente, e Sarah se pega pensando em reatar o romance com Bruno – mas apenas para se vingar dele, como ela diz – o afastamento dos melhores amigos é inevitável, e a mulher começa a pensar se o que ela está fazendo é realmente certo.

Contando com a ajuda de Fátima, uma de suas clientes, que é uma mulher mais velha e experiente nos assuntos da vida – também muito simpática, engraçada e amorosa – e também com as dicas – bem “tortas”, pra falar a verdade – de Renata, Sarah aprenderá a enxergar que o amor, na verdade, sempre esteve ao seu lado. Mas será que ainda dá tempo de viver este romance, agora que o seu amado já está namorando outra?

É claro que a partir do momento em que eu li a sinopse de “Do Seu Lado”, eu já sabia o que iria acontecer no final. Este é o único ponto fraco do livro: ser clichê. E eu começo com o ponto fraco porque o que eu quero enaltecer mesmo são os pontos fortes. Primeiramente, eu adorei a narrativa, que é muito leve e descontraída, tornando fácil e rápida a leitura. Para vocês terem uma ideia, eu li o livro em apenas uma tarde. O leitor sempre precisa saber o que acontecerá em seguida, porque o final é óbvio, mas os meios para chegar a ele são misteriosos.

Outra coisa que eu amei em “Do Seu Lado” foram as personagens. Todas elas são cativantes e importantes para a estória. Mas posso destacar duas que eu amei. A primeira: A Fátima, que ajudou bastante a Sarah, e é também uma figura ilustre e necessária. Todo mundo deveria ter uma amiga Fátima, sinceramente. Outra personagem que eu adorei foi a avó de Sarah, uma senhora jovial e que sempre incentivou o romance dela – com o homem certo, é claro.

Mas uma personagem que me irritou bastante durante a leitura foi, definitivamente, a Sarah. Primeiro porque ela não conseguiu enxergar uma coisa óbvia, que estava “embaixo do nariz dela”. Segundo porque ela foi muito estúpida em reatar com o Bruno – poxa, errar uma vez é humano, mas errar duas vezes? É pedir pra sofrer, mesmo. Mas tudo bem, porque no fundo ela fez as escolhas certas, e deixou-se levar pelos sentimentos, sem ficar pensando nas consequências – algo que eu adorei, e que foi influenciado pela Fátima, tá?

Por fim, quero elogiar a capa, que também é muito linda! A diagramação da Novo Conceito foi bem simples neste livro, mas nem era necessário muito mais do que isto, já que a estória toma completamente a concentração do leitor. Quero parabenizar a Fernanda Saads, por um livro gostoso de ler, bem escrito e super leve, que merece reconhecimento. Eu tenho muito orgulho de ser brasileira, e saber que no nosso país há escritores tão bons quanto os lá de fora. E não deixem de ler “Do Seu Lado” – a leitura passa tão rapidamente que no final você estará pedindo por bis!

-----

Agora você ficou curioso com a estória, e quer ganhar um exemplar? É claro que vai rolar sorteio do kit, que contém o livro, um marca-páginas e uma sacola personalizada, muito linda! Se você quiser dar uma olhada no kit, assista ao vídeo “Na Minha Caixa de Correio #46”, em que eu o mostro. E, sem mais delongas, vamos à promoção:

Para participar, é bem fácil. Você só tem que: 1) Ter endereço de entrega no Brasil; 2) Seguir o blog publicamente através do Google Friend Connect; e 3) Preencher corretamente o formulário do Rafflecopter. Caso tenha alguma dúvida quanto ao formulário, deixe-a em forma de comentário e eu respondo, ok?


E lembrem-se de preencherem todas as chances extras, já que o sorteio é aleatório, e você pode ganhar por qualquer coisa! E comentem bastante na resenha, eu vou ficar super feliz se vocês me disserem o que acharam do livro e dos meus comentários. Participem bastante! E boa sorte a todos vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário