sexta-feira, 4 de maio de 2012

Resenha: Como Mudar uma História de Dragão

Como Mudar uma História de Dragão, por Cressida Cowell
Como Treinar o seu Dragão #5
Editora: Intrínseca
Páginas: 256

Alguém roubou o Ovo de Fogo e agora o vulcão na Ilha do Vulcão está ativo e os tremores estão chocando os ovos dos dragões Exterminadores! Conseguirá Soluço devolver o Ovo de Fogo ao Vulcão, parar a erupção E salvar a Ilha de Berk de ser varrida do mapa pelas terríveis espada-garras dos Exterminadores? Quinto livro da série que virou filme "Como Treinar O Seu Dragão".

Image and video hosting by TinyPic

Em “Como Mudar uma História de Dragão”, Soluco Spantosicus Strondus III tem que, novamente, mostrar que é herói, e salvar a Ilha de Berk do perigo da erupção de um vulcão, e o que ele pode fazer com os vários ovos de dragões extremamente mortais que estão em volta dele.

Dragões Exterminadores quase nunca são vistos. Eles são raros. Por causa disso, alguns dizem que eles não existem. Mas na Ilha dos Lava-loucos há vários ovos deles, e graças à erupção do vulcão, estes ovos estão prestes a serem chocados. Mas por que o vulcão está entrando em erupção justo agora? Tudo tem a ver com o Ovo do Fogo, roubado por Stoico, o Imenso, chefe da Tribo dos Hooligans Cabeludos – que habita a Ilha de Berk – e pai de Soluço.

Na verdade, não se sabia que o Ovo do Fogo era um ovo. Achavam que era uma pedra – muito preciosa, por sinal. Ela é usada nas “reuniões” dos vikings. Mas agora ela é a peça chave para impedir a destruição do Arquipélago. E cabe a Soluço, Perna-de-Peixe (seu melhor amigo), Camicaze (sua amiga, filha da líder das Ladras do Pântano) e seus dragões salvar a Ilha de Berk do perigo do vulcão, e dos Dragões Exterminadores. Será que eles conseguirão?

“Como Mudar uma História de Dragão” é risada do começo ao fim. Você inicia a leitura já prevendo um pouco do que acontecerá – já que a sinopse conta praticamente tudo – e mesmo assim ainda se surpreende com algumas coisas que acontecem. O Soluço é um fofo, sempre salvando os vikings das maneiras mais inusitadas possíveis. E seus companheiros de aventuras também são peças importantes nas missões.

Apesar de a série Como Treinar o seu Dragão ser infanto-juvenil, ela encanta de jovens a idosos, por ser uma leitura leve, descontraída, engraçada e, acima de tudo, prazerosa. É muito bom ler um livro tão despretensioso, e sentir encantada pelas personagens e pela estória em si. A Cressida tem esse dom de encantar as pessoas através da estória.

É claro que, se você for ler todos os livros da série, um atrás do outro, o “roteiro” se tornará repetitivo e até chato. E eu indico justamente o contrário: ler um livro da série, ler vários outros, depois voltar e ler outro da série, e assim por diante. Porque essa é a graça das estórias da Cressida: você ler esporadicamente. Até porque dá pra ler cada livro em apenas algumas horas, e não teria graça acabar com a série todinha em cerca de cinco a seis dias.

A capa do livro é muito linda, tanto pelas cores, quanto pela textura. A diagramação é ainda mais linda, e os desenhos – que a própria Cressida faz – explicam muito bem a estória – além de serem muito fofos, haha. A revisão está impecável, e a tradução também, como sempre. Adoro esta série, e mal posso esperar para comprar – e ler, claro – “Guia do Herói Para Vencer Dragões Mortais”, o sexto volume.

Um comentário:

  1. Essa série é tão fofa *-* Eu simplesmente amo o Banguela haha e adoro o Soluço! Concordo com você, porém, na parte em que os livros têm que ser lidos de uma forma mais esporádica.
    Ótima resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir