segunda-feira, 12 de março de 2012

Feliz Dia do Bibliotecário

Biblioteca di Belle Arti, Milão

Hoje, dia 12 de março, é comemorado o Dia do Bibliotecário em todo o território brasileiro. Eu, como sobrinha de uma mulher formada em Biblioteconomia, não poderia deixar de prestar a minha homenagem aos estudantes e profissionais relacionados à esta profissão. Parabéns a vocês, pessoas que cuidam dos livros (em sua maioria), os organizam, ou cuidam de arquivos em geral. Vocês, que trabalham e bibliotecas, empresas em geral, ou em qualquer estabelecimento, merecem o reconhecimento que estão tendo hoje. E parabéns pelo trabalho que vocês exercem ;3

Agora... Você sabe porquê o Dia do Bibliotecário é comemorado sempre no dia 12 de março? Eu fiz uma pesquisa, e achei este trecho no site Wikipédia (não muito confiável, mas outros sites apontavam o mesmo motivo), deem uma olhada:


No Brasil, o Dia do Bibliotecário, foi instituído pelo Decreto nº 84.631, de 12 de abril de 1980 , a ser comemorado em todo o território nacional a 12 de março, data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta, Manuel Bastos Tigre.

Engenheiro e bibliotecário por vocação Manuel Bastos Tigre, nasceu em 1882. Formou-se em Engenharia, em 1906 e resolveu fazer aperfeiçoamento em eletricidade, no Estados Unidos. Uma vez lá, conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que instituiu o Sistema de Classificação Decimal. Esse encontro foi decisivo na sua vida, porque, em 1915, aos 33 anos de idade, largou a engenharia para trabalhar com biblioteconomia.

Considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil. Prestou concurso para ingressar no Museu Nacional do Rio de Janeiro como bibliotecário e assim se classificou em primeiro lugar, com o estudo sobre a Classificação Decimal. Transferido, em 1945, para a Biblioteca Nacional, onde ficou até 1947, assumiu depois a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil, na qual trabalhou, mesmo depois de aposentado, ao lado do Reitor da instituição, Professor Pedro Calmon de Sá.

Manuel Bastos Tigre trouxe grande contribuição social e cultural para o Brasil, por isso, nada melhor do que a data de seu nascimento para celebrar o dia daqueles que comungam o mesmo objetivo: disseminar informação e conhecimento a fim promover o desenvolvimento cultural e social do país.

Fonte: Wikipédia


Enfim, é isso. Só queria parabenizar os bibliotecários, e achei legal também compartilhar com vocês o porque da comemoração nesta data. Ah, e desculpem esse fundo na explicação, é que como comentei no twitter, estou sem internet, então estou usando o meu notebook e não tenho o código para deixar daquele jeito que sempre uso nas resenhas e etc. Espero que vocês esqueçam isso, e comentem do mesmo jeito, rs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário