sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Resenha: Momentos dos Delírios

Momentos dos Delírios, por Melissa de Souza
Editora: Ryoki Inoue Produções
Nota: 8
A autora aborda com bastante frieza os problemas que afligem os nossos jovens, tais como gravidez na adolescência, drogas, AIDS, os rachas de automóvel, a bebida, a indolência quanto aos estudos e, ao mesmo tempo, enaltece aqueles que buscam exatamente o contrário, ou seja, a seriedade na escola, o trabalho, a vida em família. Momento dos Delírios é um romance que tem de ser lido especialmente por pais e educadores.

Recebi “Momentos dos Delírios” em e-book, por causa da parceria com a Melissa de Souza. Após perder o arquivo e pedi-lo de novo, passou-se um tempo e eu finalmente decidi ler o livro. A história é leve, simples, mas bem real, de modo que qualquer um pode se identificar. A Melissa acertou direitinho, quando escreveu sobre adolescentes.

O livro começa sendo narrado por Duda e, no próximo capítulo, já conhecemos os pensamentos de Verônica. Estes são os protagonistas da história. Duda e Verônica são adolescentes e estudam na mesma escola. E durante suas narrativas, contam o que acontece no seu dia-a-dia – provas escolares, festas, sexo oposto, beijos, novas amizades, decepções, descobertas...

Verônica se interessa por Duda na primeira vez em que o vê, e faz de tudo para chamar a atenção do rapaz. Como faz o estilo “piriguete”, é constantemente julgada pelas outras garotas. Mas ela não liga para a opinião alheia, e não tem vergonha de ser quem é. Já Duda é um garoto mais reservado, virgem, estudioso, trabalhador, que trata bem as garotas e que não gosta de sair pegando qualquer uma. E o desenvolvimento do relacionamento entre esses dois é o ponto alto do livro; eles são totalmente diferentes, mas vão descobrindo qualidades e defeitos, e aprendendo a conviver com os mesmos.

Confesso que no começo a mudança de narrativa me deixou um pouco confusa, mas lá para o décimo capítulo – apesar de o livro ter poucas páginas, os capítulos são pequenos e, portanto, vários – eu já consegui acompanhar bem a história, e perceber quem estava narrando.

Não é um best-seller, mas é um livro bom, bem escrito, e retrata muito bem a vida dos adolescentes, dos mais diferentes tipos. E não só dos adolescentes; “Momentos dos Delírios” fala, mesmo que rapidamente, sobre o comportamento dos pais – algumas coisas que eles fazem que nós, adolescentes, odiamos; e o suporte que os pais podem dar aos filhos em casos que estão se tornando cada vez mais comuns – gravidez indesejada, drogas – e assuntos que todos já conhecem – primeira vez, DSTs, namoro, amizades.

Melissa de Souza não teve medo de mostrar a sua opinião, e escreveu um livro bom, leve, de fácil leitura, e que nos faz gostar de pelo menos um personagem citado. Quanto eu terminei de ler, queria que tivesse uma continuação, só pra eu saber um pouco mais sobre a Verônica e o Duda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário