segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Resenha: O Ladrão de Raios: Graphic Novel

O Ladrão de Raios: Graphic Novel, por Rick Riordan (livro original), Robert Venditti (adaptação), Attila Futaki (arte) e José Villarrubia (cor).
Editora: Intrínseca
Páginas: 128
Nota: 9
Monstros mitológicos e deuses do Olimpo parecem saltar das páginas dos livros diretamente para a vida do garoto-problema Percy Jackson. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. O raio-mestre de Zeus foi roubado e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz no Olimpo, ele e seus amigos heróis precisarão fazer mais que capturar o verdadeiro ladrão: Percy terá de encarar o pai, resolver o enigma do Oráculo e desvendar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.

Recebi “O Ladrão de Raios: Graphic Novel” há um tempo, da editora Intrínseca, para resenha. Na hora em que peguei o exemplar em minhas mãos, me apaixonei. A capa ficou simplesmente linda, e quando comecei a folhá-lo, nossa... Os desenhos são muito bons, e o cheirinho das páginas, melhor ainda. Mas deixando o meu amor pela edição de lado, vamos à resenha.

Todos já conhecemos a estória da série Percy Jackson e os Olimpianos, mas pra quem nunca leu nenhum volume, um pequeno resumo de O Ladrão de Raios: Percy Jackson descobre ser um semideus, que seu melhor amigo, Grover, é na verdade um sátiro, e que a sua mãe teve relações com Poseidon, o Deus dos Mares. Ele é perseguido por um Minotauro, até que chega ao Acampamento Meio-Sangue, onde descobre que o raio-mestre de Zeus foi roubado, e que ele está sendo acusado de ter roubado o objeto, por ser um meio-sangue, o que o tornaria capaz disto, e ser filho de Poseidon, que de acordo com Zeus, está querendo poder. Percy, junto com Grover e Annabeth – filha de Atenas – tem que achar o raio-mestre de Zeus até o solstício de verão, se não o Olimpo entrará em guerra. Drama, né?

A Graphic Novel de “O Ladrão de Raios” tem um número de páginas consideravelmente menor que a versão original, portanto, obviamente, alguns acontecimentos da estória teriam que ser abandonados, ou simplesmente passar batido, como em uma adaptação cinematográfica. Claro que não é um trabalho fácil escolher o que vai e o que não vai fazer parte da versão graphic, mas eu acho que Venditti fez um bom trabalho. Claro que senti falta de algumas coisas, mas ele retratou a luta do Percy com Ares, então eu esqueci todo o resto.

Os desenhos ficaram simplesmente ótimos, devo ressaltar. Quanto à semelhança com os personagens que eu imaginei, quando lia a série, bom... O Percy não parece exatamente um garoto de doze anos, e sim mais velho – e eu sou traumatizada com esse tipo de insinuação, graças ao filme lançado em fevereiro.

Sobre o que foi adaptado para a versão graphic: a palestra do professor no museu, Percy sendo atacado pela Sra. Dodds, a parte do minotauro, o Quiron contando ao Percy a história dos Três Grandes Deuses, Percy descobrindo ser filho de Poseidon, e muito mais. Achei bem digno. Os fatos adaptados foram os importantes para a história, apesar de não ter a parte da medusa. PS: O Oráculo me deu medo, sinceramente, kk.

Eu gostei muito da versão graphic de O Ladrão de Raios, apesar de obviamente preferir a versão original. Aguardo ansiosamente por uma continuação. Quero ver o que irão adaptar para a versão graphic de O Mar de Monstros.

xoxo

5 comentários:

  1. Adorei a resenha!! Sou louca para ler o graphic novel, mas ainda não pude :/ Só li a versão original mesmo! Mas parece mucho bom, eu quero.

    Bjss
    Nati

    http://www.meninadelivro.com.br/
    @natibianchin

    ResponderExcluir
  2. Nossa, não acredito que não li nada de PJ ainda õO, tipo, sei que quem já leu os livros vai falar que sou louco, mas eu amei o filme. Tenho certeza de os livros são bem melhores, por isso quero ler logo. Confesso que não me empolgo muito com graphic novels, sei lá prefiro um livro mesmo, pois tem o conteúdo na integra e nos dá a liberdade para imaginar tudo da nossa forma.

    ResponderExcluir
  3. Hey,

    Eu ainda não li nenhuma Graphic Novel, acredita? HAHA Mas já li Percy Jackson, e gostei muito! :D

    Resenha muito boa!

    Abraços,
    Yago.

    ResponderExcluir
  4. Nati: Que bom que gostou *-* A Graphic Novel de Ladrão de Raios é linda! Claro que a versão original é melhor, mas enfim.. Vale a pena comprar, o/ KKK

    Duh: Sério? Sim, você é louco! KKK Tipo, eu também gostei do filme, em si. Ele pecou demais na adaptação, na verdade. Ah, claro, eu também prefiro bem mais a versão original e, principalmente, lê-la primeiro, mas é legal ver como o próprio escritor, junto com algumas outras pessoas, imaginam as personagens, KK

    Obrigada pelos comentários, (:

    Beijos,
    Samantha

    ResponderExcluir
  5. Nossa que ótima resenha hein ainda não li por falta de oportunidade rs
    Oi estava visitando alguns blogs e encontrei o seu blog adorei...
    Já estou seguindo

    http://marifriend.blogspot.com/
    @Storieandadvic
    Espero sua visitinha, adoraria que você seguisse também.
    Beijo

    ResponderExcluir