sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Resenha: As Crônicas de Nárnia - C.S. Lewis

Título Original: The Chronicles of Narnia
Editora: WMF Martins Fontes
Páginas: 754
Preço: R$16,90 (Submarino)
Minha Nota: 4


A terra fictícia denominada Nárnia, criada pelo escritor Clive Staples, é o espaço onde ocorrem as aventuras de animais que podem falar e onde o bem pode combater o mal. Seu enredo, que contém aspectos do Cristianismo, é apresentado de forma mais acessível as crianças. As Crônicas de Nárnia (do original The Chronicles of Narnia), em um único livro, traz os sete volumes que ultrapassaram o status de livros infantis e se tornaram grandes clássicos da literatura.

Minha Opinião:
Gostaria de começar dizendo que eu iria resenhar As Crônicas de Nárnia apenas na semana que vem, mas não consegui esperar, e como terminei o livro ontem, decidi já fazer a resenha e postá-la hoje.

Vou falar das crônicas em geral, porque li o volume único, portanto pode ser diferente, pra quem já leu a série livro por livro. Bom, primeiro que na verdade eu enrolei muito pra ler As Crônicas de Nárnia. Comecei em dezembro do ano passado, e meu plano era terminar o livro em uma semana, lendo uma crônica por dia. Óbviamente, não deu certo. Então, quando retomei a leitura (apenas esse mês), decidi terminar logo, antes que botasse o livro na estante de novo, e acabasse por nunca lê-lo.

Uma coisa que eu gostei muito foi que, a cada início de uma crônica diferente, tinha uma gravura, como se fosse a capa do livro - pelo o que vi em algumas pequenas pesquisas, não são realmente iguais às dos livros separados, mas servem como uma capa do mesmo jeito - e que, a cada capítulo, também havia uma gravura, o que tornava mais fácil imaginar o que iria acontecer - ótimo pra curiosas como eu - e como seriam algumas coisas.

Não vou falar do livro crônica por crônica, mas posso dizer que a minha favorita é, com certeza, A Viagem do Peregrino da Alvorada. Li as quatro primeiras crônicas - O Sobrinho do Mago, O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, O Cavalo e Seu Menino e Príncipe Caspian, nessa ordem - antes de emprestar o livro para o meu primo, portanto foi à mais tempo, mas ainda me lembro delas o suficiente pra afirmar que A Viagem do Peregrino da Alvorada - quinta crônica, na ordem do livro - é a minha preferida. Não odiei ou deixei de gostar de nenhuma crônica em específico. Claro que tiveram umas melhores que outras, algumas que eu demorei mais pra ler porque não prenderam tanto a minha anteção, outras que eu não conseguia deixar de ler até que algum mistério estivesse resolvido, e esse tipo de coisa.

Uma coisa que me deixou... feliz, digamos, foi o final da última crônica, que se chama A Última Batalha. Isso porque o meu primo, e também outras pessoas - inclusive a Andressa, no Skoob - me disseram que A Última Batalha era mais chatinha, ou menos empolgante, ou o que seja. Então eu já não estava esperando muito. Mas posso dizer que, nossa, essa última crônica me surpreendeu muito! Foi melhor do que eu esperava, óbviamente. E, como é a que está mais vívida na minha memória, e também sendo a crônica que encerra a série, ela é especial, também. Quase chorei, quando estava no último capítulo, mas depois, com os últimos fatos, me contentei com o final.

Em um geral, o livro me encantou muito. Apesar de eu ter demorado pra terminar de ler, e sempre enrolar um pouquinho com ele, adorei muito. É meio confuso por causa que você sai de uma história, e já entra em outra diferente - apesar de seguir a mesma história de Nárnia e etc -, por isso é bom ler, no máximo, uma crônica a cada dia. Assim fica melhor pra você digerir a história que acabou de ser contada. So... Fica aí uma ótima dica de leitura, se estiverem com o tempo livre, :D

Beijos, :*

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa sua resenha :)
    Eu também tentei ler uma crônica por dia, O Sobrinho do Mago e O Leão, A Feiticeira e O Guarda Roupa, eu consegui ler em uma dia. Mas os outros não.

    Eu também enrolei muito para ler :D

    Tiago :)

    ResponderExcluir
  3. Ah, eu nem consegui os primeiros, rs. Não sei por quê, mas parecia que quando eu ia ler As Crônicas de Nárnia, eu lia mais devagar, ;S Vai entender, IUHASIHASHA

    Obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir