terça-feira, 13 de novembro de 2012

Resenha: A Vez da Minha Vida, por Cecelia Ahern

A Vez da Minha Vida, por Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Páginas: 348
Certo dia, quando Lucy Silchester volta do trabalho, há um envelope de ouro no tapete. E um convite dentro dele para se encontrar com a Vida. Sua vida. Pode soar peculiar, mas Lucy leu sobre isso em uma revista. De qualquer forma, ela não pode ir ao encontro: está muito ocupada desprezando seu emprego, fugindo de seus amigos e evitando sua família. Mas a vida de Lucy não é o que parece. Algumas das escolhas que fez — e histórias que contou — também não são o que parecem. Desde o momento em que ela conhece o homem que se apresenta como sua vida, suas meias-verdades são reveladas totalmente — a não ser que ela aprenda a dizer a verdade sobre o que realmente importa. Lucy Silchester tem um compromisso com sua vida — e ela terá de cumpri-lo.


Lucy Silchester foi dispensada pelo namorado, despedida, e teve que se mudar de um apartamento lindo e espaçoso para uma espelunca minúscula e suja. Já faz três anos que isso aconteceu, mas ela ainda não superou esses acontecimentos – apesar de sempre mentir e dizer que tem uma vida ótima. Então ela começa a receber cartas, e o remetente é nada mais, nada menos que a sua vida.

A Vida de Lucy quer ter uma conversa com ela, mas a mesma se recusa a telefonar e marcar um horário. Depois de uma briga com a família, acaba cedendo e decide ver no que esse encontro vai dar. Ela, então, conhece um homem feio, de mau hálito, que parece um mendigo e ainda por cima é super mal educado. E esta é a sua Vida.


Após muita insistência, Lucy acaba cedendo ao pedido de Vida para mudar suas atitudes, para torná-la mais feliz. A primeira mudança: sem mentiras. Cada vez que Lucy contar uma mentira, Vida contará uma verdade. Mas Lucy vive de suas mentiras, e não tem como para de contá-las sem passar vergonha. Ela disse que foi a mesma que dispensou seu ex-namorado, que se demitiu do seu emprego e simplesmente quis mudar de apartamento (aliás, nunca levou nenhum de seus amigos no seu “AP” novo).

Vai ser difícil, mas enquanto Lucy vai aprendendo que mentir não é a melhor saída, a aparência – e o temperamento – de sua vida melhoram, ela percebe que seus amigos e suas famílias sempre a apoiarão, mesmo que tenham que puxar sua orelha às vezes, e que talvez Blake não fosse o amor de sua vida – além de que o destino pode ser muito mais legal do que ela pensava. É só dar uma chance à Vida, e deixá-la dar uma chance a ela.

Eu gostei de “A Vez da Minha Vida”. É um livro com narrativa gostosa e leve, que se lê rapidamente. Ele parece ser profundo, mas acabei não me emocionando muito – se esse era o objetivo da Cecelia, não deu certo comigo. Achei a mensagem legal, esse negócio de melhorar a sua vida para você, e não para os outros, e que a gente sempre pode fazer mais por nós mesmos.

A capa é bem bonita, e a diagramação é simples. Eu li em um dia, sem forçar a leitura nem nada, então acho que qualquer um que esteja a fim – e com tempo sobrando – pode ler em um dia também. Não achei o livro tão bom quanto “P.S. Eu te Amo”, mas gostei das personagens – principalmente a Vida, que é bem honesta, mas também compreensiva, e que ajuda a Lucy, mesmo quando briga com ela.

“A Vez da Minha Vida” é rápido, gostoso de ler, passa uma mensagem legal e tem personagens bons... Acho que vale a pena dar uma chance, né? Eu gostei de ter lido, e fiquei com vontade de ler outros livros da Cecelia, para ver se são tão bons quanto “P.S. Eu te Amo”, ou no mesmo nível que “A Vez da Minha Vida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário