quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Resenha: O Céu Está em Todo Lugar, por Jandy Nelson

O Céu Está em Todo Lugar, por Jandy Nelson
Editora: Novo Conceito
Páginas: 424
Este é um livro de estreia vibrante, profundamente romântico e imperdível. Lennie Walker, de dezessete anos de idade, gasta seu tempo de forma segura e feliz às sombras de sua irmã mais velha, Bailey. Mas quando Bailey morre abruptamente, Lennie é catapultada para o centro do palco de sua própria vida - e, apesar de sua inexistente história com os meninos, inesperadamente se encontra lutando para equilibrar dois. Toby era o namorado de Bailey, cujos sentimentos de tristeza Lennie também sente. Joe é o garoto novo da cidade, com um sorriso quase mágico. Um garoto a tira da tristeza, o outro se consola com ela. Mas os dois não podem colidir sem que o mundo de Lennie exploda...


Em “O Céu Está em Todo Lugar”, o leitor conhece Lennie, uma adolescente que acabou de perder a irmã mais velha de forma abrupta, e ainda sofre com a falta dela, que era o seu modelo de vida, a pessoa na qual ela se baseava para ser quem era.

Triste por – supostamente – ninguém entender sua dor, Lennie fica isolada e não conversa muito com ninguém, até ficar mais próxima de Toby, o namorado de sua irmã, com quem ela acaba tendo um caso, na tentativa de confortar um ao outro pelo buraco que Bailey deixou em seus corações. Mas Lennie também conhece outro garoto, Joe, que é novo na cidade e não chegou a conhecer Bailey – e que, do seu próprio jeito, consegue fazer Lennie melhorar, tirando-a do luto pela morta da irmã.


Feliz com o seu relacionamento com Joe, culpada pelo seu envolvimento com Toby, afastando-se cada vez mais de seu tio e de sua avó – por não querer falar sobre a morte de sua irmã – Lennie sente-se nas nuvens e às vezes no inferno, porque ao mesmo tempo em que ela segue em frente, pensa que não tem como ela ser plenamente feliz sem Bailey ao seu lado. Isso fica explícito nas poesias e outras coisas que a garota escreve em praticamente qualquer material que encontrar, e deixa jogado por onde passa. Lannie não superou a morte da irmã, mas sabe que deve fazê-lo. Mas como, quando ela perdeu a pessoa que ela mais amava, e não sabe nem quem ela realmente é?

“O Céu Está em Todo Lugar” é um livro lindo, lindo, lindo – mil vezes lindo! Fala sobre dor, perder alguém próximo, não saber como agir sem ter essa pessoa por perto, sentir-se feliz e triste, sem conseguir realmente conversar com alguém e expor seus sentimentos, frustrações e mágoas em relação à perda. É um livro verdadeiro, fofo, triste, gostoso de ler, cheio de sentimentos e, principalmente... Um livro lindo! Haha.

Confesso que eu não chorei, mas cheguei perto. Fiquei pensando em mim, se eu tivesse uma irmã, e como eu me sentiria se perdesse ela assim, de uma hora para outra, sem nenhum “motivo” óbvio – como aconteceu com Lennie. É triste, e eu sinceramente não sei o que faria. Por isso que acho que o livro é tão verdadeiro: provavelmente, eu agiria exatamente como a Lennie. Eu me trancaria no quarto, sem querer mexer em nada da minha irmã, e ficaria lá, chorando, pensando nela.

E também, como não se apaixonar por Toby e Joe? Os dois são lindos, fofos, confortam a garota de modos diferentes... Para quem não leu o livro, talvez pense que o relacionamento de Lennie com Toby nasceu porque a garota tinha ciúmes da irmã, queria ser ela ou qualquer coisa ruim; mas sério, não é assim. Quando você lê, entende perfeitamente o que ela quis. Os dois sentiam falta de Bailey, e apenas pensavam em trazê-la de volta. Já com Joe, Lennie esquecia completamente quem era e o que aconteceu recentemente; ele só quer fazê-la feliz, e consegue. E também tem o drama com seus familiares, loucos demais, mas que a amam muito. E Lennie não percebe que seu tio e sua avó sofrem tanto quanto ela – que eles também perderam alguém que amavam muito.

Tenho que parar por aqui, porque já estou com lágrimas nos olhos novamente. Acho que “O Céu Está em Todo Lugar” não é um livro que deve ser descrito, mas sim lido e apreciado. Talvez você não chore, que nem eu – mas não tem como não se emocionar. E considerando que o livro está custando R$9,90 na Livraria Saraiva, eu não perderia tempo em garantir o meu exemplar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário