quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Resenha: P.S. Eu te Amo


P.S. Eu te Amo, por Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Páginas: 368
Gerry e Holly eram namorados de infância e ficariam juntos para sempre, até que o inimaginável acontece e Gerry morre, deixando-a devastada. Conforme seu aniversário de 30 anos se aproxima, Holly descobre um pacote de cartas nas quais Gerry, gentilmente, a guia em sua nova vida sem ele. Com ajuda de seus amigos e de sua família barulhenta e carinhosa, Holly consegue rir, chorar, cantar, dançar e ser mais corajosa do que nunca.

Image and video hosting by TinyPic

Como falar de um livro que você simplesmente amou? Como colocar em palavras as sensações que você teve enquanto compartilhou sentimentos com as personagens? Como explicar por que Cecelia Ahern já se tornou mais uma escritora favorita minha? Difícil, mas eu tentarei.

Holly está praticamente em depressão. Seu marido, Gerry, morreu em fevereiro, e deste então ela não come nem dorme muito bem, praticamente não arruma a casa nem toma banho, e visitar parentes e amigos está fora de cogitação. Mas ela fica sabendo que Gerry lhe escreveu dez cartas – uma para cada mês daquele ano – e isso pode trazer ânimo à sua vida.


Em cada carta, Gerry incentiva Holly a vestir-se bem, sair mais, dar valor ao amor dos amigos e familiares – e passar um bom tempo com eles – superar seus medos, querer o melhor para si e, enfim, tentar seguir em frente sem ele. Holly conta também com a ajuda de sua grande e louca família – ela tem três irmãos e uma irmã – e seus amigos, que a apoiam sempre. Claro que não é fácil sair do luto, mas a vida continua, e é isso que Gerry tenta mostrar à sua esposa.

Meu Deus, que livro lindo! Eu já tinha assistido o filme há muito tempo atrás, e lembro que gostei bastante – apesar de drama não ser um de meus gêneros favoritos – mas nada se compara ao livro. A forma como a Cecelia escreve é leve, gostosa de ler. E eu acho que ela abordou muito bem o tema da perda.

A Holly nem sempre estava bem. Às vezes ela se ressentia com Deus, consigo mesma, com as pessoas à volta dela... Às vezes ela ria, se sentia feliz, e então se recriminava por isso, porque ela é uma viúva, não deve sentir-se bem sem Gerry. Ela tinha seus momentos bons e os ruins, seus altos e baixos, e achei isso incrivelmente verdadeiro. Não é fácil superar a perda de alguém, principalmente quando a pessoa é muito próxima de si – e foi isso que Cecelia mostrou super bem em “P.S. Eu te Amo”: é difícil, mas é possível.

Eu gostei de todas as personagens, sem exceção. Achei o final maravilhoso, principalmente porque a escritora saiu do clichê, deixou-nos acreditando em algo para depois mudar o rumo da estória – até fazendo ela se tornar muito mais verdadeira e cativante. Gostei do desenrolar da trama, da narrativa, gostei de tudo! É um livro que eu recomendo mil e uma vezes, porque acho que deve ser difícil não gostar dele. “P.S. Eu te Amo” emociona o leitor, ao mesmo tempo em que o faz gargalhar. Comprem, baixem, peguem emprestado ou participem de promoções – tipo a que tá rolando aqui no blog – mas leiam esse livro. Provavelmente não vão se arrepender!

Nenhum comentário:

Postar um comentário