segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Resenha: Deuses, Heróis e Lendas (Coleção Mitologia)

Só vou explicar rapidinho o porquê de uma resenha tripla: cada livro tem 127 páginas, ou seja, são curtos; e eles não contam uma história só, são vários contos e estórias separadas, então mais vale reunir todos os livros em uma resenha só – e também os três fazem parte da mesma coleção, então não tem problema.

Deuses, por Mauricio Horta
Coleção Mitologia #1
Editora: Abril
Páginas: 127
Este é o primeiro volume de uma coleção sobre mitologia grega. Nele apresentamos os mitos da criação do mundo segundo a tradição helênica e contamos histórias de seus maiores personagens: os 12 deuses do olimpo.

Image and video hosting by TinyPic

Em “Deuses”, primeiramente, o leitor fica sabendo como o mundo surgiu. Primeiro Gaia, a terra, depois seus filhos – titãs – e seus netos – os deuses. Depois de muitas batalhas sangrentas, são definidos os doze deuses do Olimpo. E aí começa a segunda parte do livro, onde cada capítulo fala especificamente sobre um deus: Zeus, Hera, Atena, Hefesto, Afrodite, Ares, Hermes, Ártemis, Deméter, Poseidon, Apolo e Dionísio.

No começo eu não estava gostando do livro. Por mais que eu goste muito de mitologia grega e me interesse bastante pelo tema, achei a narrativa monótona. Quase perdi o interesse na trilogia, mas decidi continuar. E o livro melhora consideravelmente quando parte para os capítulos individuais sobre os deuses. Estes são melhores, mais interessantes e captam mais a atenção do leitor – talvez por serem curtos, também. No final, gostei do livro – apesar de não ser o meu preferido da coleção.

Heróis, por José Francisco Botelho
Coleção Mitologia #2
Editora: Abril
Páginas: 128
O segundo volume da coleção Mitologia traz resumos dos maiores épicos heroicos da mitologia grega: a Odisseia, de Homero, obra que fundou os alicerces da literatura universal, a Guerra de Tróia, uma das histórias mais contadas e recontadas de todos os tempos, mais os 12 Trabalhos de Hércules e a saga de Jasão e os Argonautas.

Image and video hosting by TinyPic

Já em “Heróis”, o leitor fica familiarizado com semideuses muito importantes para a mitologia grega, como Herácles – que ficou mais conhecido como Hércules, Odisseu e Perseu, além de conhecer um pouco mais sobre a Guerra de Troia e os Argonautas. É um livro mais rápido, que fala sobre as tristezas, vitórias, derrotas e tudo mais pelo que os heróis passaram.

Este é o melhor livro da trilogia, para mim – apesar de ficar bem pouquinho à frente de “Lendas”, o próximo volume. A linguagem parece ser um pouco mais irônica, como “zoando” os heróis por seus destinos tristes. São poucos capítulos, mas acabei nem vendo o tempo passar enquanto lia, pois as estórias são interessantes. É bem legal saber melhor sobre algumas coisas que são contadas para nós desde que somos pequenos – como os Doze Trabalhos de Hércules. Não é necessário ler o primeiro livro para ler o segundo.

Lendas, por Salvador Nogueira
Coleção Mitologia #3
Editora: Abril
Páginas: 127
“Esta é uma coleção em três volumes. Este aqui é dedicado às lendas mais contadas e recontadas da mitologia grega - histórias curtas e, ao mesmo tempo, profundas como as de Ícaro, Narciso, Pégaso e a do injustiçado Prometeu. [...] Uma viagem no tempo, e pela mente humana.”

Image and video hosting by TinyPic

Por fim, em “Lendas”, nos são apresentadas as estórias de Narciso, Teseu e o Minotauro, Dédalo e Ícaro, o rei Midas, além de muitas outras. É onde o leitor conhece um pouco melhor alguns heróis, além de saber as estórias que os gregos contavam para seus filhos. Muitas vezes as personagens estão interligadas, ajudando uma à outra ou estando presentes em algumas situações específicas.

Com pouquíssima diferença de apreciação, “Lendas” é o segundo melhor livro desta trilogia, para mim. Eu já conhecia algumas lendas (especialmente estas que citei no parágrafo acima), mas gostei de ter lido sobre elas novamente, além de conhecer outras estórias das quais eu nunca tinha ouvido falar. Os capítulos são rápidos, mas dá tempo de sentir pena dos heróis e as “fatalidades” que ocorrem com eles.


Para encerrar, deixo dito escrito: Gostei muito da trilogia (ainda mais porque ela parou em minhas mãos gratuitamente, hahaha). São livros curtos, interessantes e bem escritos. Quem gosta de mitologia grega vai adorar, e para quem não conhece, é uma boa forma de se familiarizar com certas personagens muito comentadas por aí. Ah, e a arte da capa é muito legal – eu adorei! É uma trilogia que eu recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário