quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Resenha: O Voo da Estirpe – Caminhos para a Libertação

Caminhos para a Libertação, por Adriana Vargas de Aguiar;
Livro I – O Voo da Estirpe
Editora: Modo
Páginas: 234
Um encontro entre a vida e a morte, e entre os dois pólos, a presença milagrosa do amor - tudo passa a fazer sentido... Clarice, solitária e questionadora, conhece Klaus através de um pesadelo. De repente, ele passa a persegui-la em todos os lugares, denotando ao livro, um cunho de mistério e sensações intrigantes. Um livro rico em sentimentos que fará o leitor rir, chorar, suspirar e odiar durante toda a leitura. Uma afronta aos conservadores. Uma luz no final do túnel! Este é o primeiro livro da série – O Voo da Estirpe.

 Image and video hosting by TinyPic

Clarice é uma mulher solitária, podendo ser descrita como triste e sem muita fé na vida. Klaus é um homem que não pensa no amanhã; ele só se interessa pelo hoje, faz o que quer quando tem vontade de fazer e dá valor para cada coisa simples que a vida proporciona. Ele aprendeu a ser assim quando soube que não teria muito mais do que alguns meses de vida.

Um dia Clarice e Klaus se encontram, porque ele a segue e a atiça até que ela dê uma chance a ele. A paixão vem instantaneamente, junto com uma química e uma fagulha sexual aterradora. O romance é intenso, e Klaus faz tão bem para Clarice que ela não consegue imaginar sua vida sem ele. Mas então ela começa a pensar em como ela ficará quando ele se for... E decide se afastar no mesmo momento, antes que tudo acabe e ela sofra ainda mais.


O que Clarice não esperava, porém, é que ela não consegue mais viver sem Klaus. Ela necessita de sua respiração, de seu perfume, de suas palavras animadoras. Ela precisa de sua personalidade animada e autêntica. Ela o quer, e não há como contestar isso. Mas então ela vê outra mulher saindo da casa dele... E parece que o mundo se fechou para ela. Será que Clarice irá “reatar” com Klaus e viver este amor intenso antes que seja tarde demais? O que acontecerá com a mesma depois que o seu amor se for? Será que Clarice ficará inteira?

Confesso que foi muito difícil para eu escrever esta resenha. Eu não sabia direito o que contar, quais aspectos da estória eu deveria mostrar, ou o que exatamente eu deveria abordar aqui. Tenho que avisá-los que há mais neste livro do que apenas uma estória de amor. Há ensinamentos, reflexões, morais e coisas que deixam o leitor pensando, refletindo em como a vida é. Por isso, também, eu demorei para postar esta resenha. Fiquei pensando no livro, na estória, em como devemos aproveitar o que nos é oferecido antes que seja tarde demais.

A Adriana tem uma escrita poética, que dá ao livro uma conotação mais romântica. Às vezes isso é um pouco confuso, mas em geral, é bem fácil de ler e apreciar. A narrativa é leve, apesar de haver vários momentos mais dramáticos no decorrer da história. O final é inconclusivo, já que o livro faz parte de uma série. Não dá para saber o que acontece com a Clarice, o que eu achei uma boa jogada por parte da Adriana. Esse mistério no final deixa o leitor com muita vontade de ler o próximo volume.

Acho que os dois únicos pontos fracos que eu posso destacar do livro são: a revisão, que estava ótima até a metade, mas pecou um pouco daí em diante; e a confusão no que acontece no livro, em certo momento. Talvez tenha acontecido só comigo, mas eu já não estava entendendo muito bem o que tinha acontecido – e talvez esse seja, realmente, o objetivo da escritora. Quem sabe?

Só sei que eu indico “O Voo da Estirpe” por ser uma leitura mais profunda e, como falei, reflexiva. Você vai ler a última página e não conseguirá se desprender da estória e de suas personagens. E se você se interessou bastante pelo livro, pode comprá-lo pelo site da editora Modo. E se quer conhecer a escritora, saiba que ela estará na Bienal no sábado, dia 18/08, às 15h, para autografar o seu novo livro, “O Segredo de Eva”, no estande JR78 da Delicatta. Ah, e se vocês forem neste dia, me avisem, tá? Nos encontramos por lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário