terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Entrevista: Liana Cupini


Hoje eu decidi fazer um post diferente, algo que não rolava no blog há muito tempo: uma entrevista. Escolhi a escritora Liana Cupini, e não foi por acaso. Li “Estigmas da Luz” há alguns dias – e já postei a resenha no blog – e desde então, não consigo tirar as personagens, a trama, os mistérios, da minha cabeça. Fica tudo ali, rondando os meus pensamentos. Como eu queria conhecer um pouco mais sobre ela, decidi fazer a entrevista. Espero que vocês gostem (:

Liana Cupini, natural de São Paulo - SP, nasceu em 11 de Fevereiro de 1984. Formada em Comunicação Social (Publicidade), estudou Comércio Exterior e tem MBA em Recursos Humanos.

1 - Liana, primeiramente eu gostaria de te agradecer por ceder esta entrevista ao Books and Other Things. Adorei o teu livro, e fico muito feliz por estar tendo este contato contigo.
R: Que bom que você gostou do livro! Saiba que é isso que nos motiva a continuar!


2 - Uma das primeiras perguntas que me fiz, ao começar a ler Estigmas da Luz, foi se você acreditava em anjos, Deus ou esse tipo de coisa. Você acredita?
R: Claro. Eu acredito em Deus, muito. E acredito em anjos. Mas acredito em pessoas que são inspiradas por Deus e nos ajudam em momentos difíceis... Tem essa teoria mais bem explicada em “Guardiões”, segundo livro da série.

3 - De onde surgiu a ideia para Estigmas da Luz? Apesar de falar um pouco de anjos, e proposta é inovadora: dois irmãos gêmeos que conseguem trocar de cor – e possuem outros dons, também. E havia também algumas lendas... Você que as criou?
R: Bom, eu queria falar de preconceito, mas não de uma forma batida. Aí um dia encontrei o livro Anjos Caídos, a orgiem do mal e vi que ali estava o que eu precisava. Mas eu não inventei as lendas e a parte histórica: tudo foi profundamente pesquisado. Tipo O Código Da Vinci. Tem que ser algo que possa ser real, mesmo sendo ficção.

4 - No livro, você cita lugares como Egito, Nova York, Canadá e etc. Você já esteve em alguma dessas cidades?
R: Só em NY e Toronto. Mas aceito convites e patrocínios, rs. Eu adoraria poder viajar o mundo, e acho que passo essa paixão nos livros!

5 - Quando você decidiu que queria ser uma escritora? Ou melhor, quando decidiu realmente correr atrás, publicar seu livro e tal?
R: O Estigmas da Luz saiu de um desabafo. E está sendo uma jornada ter livros publicados, porque eu sou independente, então cuido de tudo. Mas a Above, editora do “Estigmas da Luz”, me ajuda muito. Foi graças a eles que eu fui para a Bienal do Rio! Mas distribuição, marketing, essas coisas, é por minha conta.

6 - “Estigmas da Luz” é o primeiro volume da série Luz e Escuridão. Você já tem previsão de lançamento para o próximo volume? Sabe mais ou menos quantos livros farão parte da série?
R: São três livros: Estigmas, Guardiões e Reino. O “Guardiões” está pronto e logo vai rolar uma mega promoção para Leitores Beta. Para saber mais, basta acompanhar meus blogs ou meu twitter (@LicaCupini).

7 - “Antes Tarde Que Mais Tarde” é um livro totalmente diferente de “Estigmas da Luz”. Este primeiro é mais um chick-lit, certo? Qual escrita fluiu mais fácil, pra você? O estilo mais “comédia”, ou a aventura, o mistério?
R: Eu amei escrever o “Antes Tarde Que Mais Tarde” porque não tem pesquisa, só historia, então é mais fácil. E eu também tentei diferenciar no estilo: “Estigmas da Luz” é em terceira pessoa, enquanto o ATMT é em primeira. Acho que para chick-lits, primeira combina mais; mas para ficção, a terceira pessoa te dá uma visão mais ampla do cenário. Eu amo escrever, e logo vão sair dois infantis, que é uma delicia de escrever, porque te dá a sensação de "mudar o mundo". É maravilhoso!

8 - E por último, você tem alguma dica para quem está iniciando a carreira de escritor? Algum aviso, ou algum conselho?
R: Seja determinado, porque nada vai ser fácil. Nem escrever, nem publicar, nem viver disso. Aliás, poucos são os escritores que vivem de livros, então não largue seu emprego, porque pode demorar anos para você se tornar o próximo Spohr ou Vianco...

E é isso (: Eu fiz as perguntas que estavam mais presentes na minha mente, as coisas que estavam me deixando curiosa e tal. Fiquei muito feliz de saber que logo o segundo volume da série será lançado! E viram que fofa a Liana é? Para saber mais sobre a escritora, vocês podem acessar o blog do selo brasileiro, o blog dela, e podem também segui-la no twitter.

Espero que tenham gostado da entrevista, e podem se acostumar, porque agora elas serão cada vez mais frequentes, (:

Nenhum comentário:

Postar um comentário