quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Post Especial: XV Bienal do Livro (Rio de Janeiro)

Ok, post super atrasado, que era pra ter saído no sábado. Não tenho nem o que dizer, infelizmente. Não quero enrolar muito, portanto deixarei as desculpas para o twitter - @LivrosEtc -, e vou direto ao assunto, ou seja, a XV Bienal do Livro, no Rio de Janeiro. Viajei para lá na quinta-feira (01/09) de manhã, para ir à Bienal na sexta-feira à tarde. Adorei a viagem, mas sobre isso também falo depois, rs. O ponto alto da Bienal? Na sexta, foi a “coletiva de imprensa” que a Intrínseca organizou para os blogueiros, com a Alyson Noël, autora da série Os Imortais.

Adorei conhecer a Alyson. Ela chegou por volta das 16h05, não muito atrasada, e logo já foi nos cumprimentando, dando sorrisos e posando para fotos. Ainda não tinha microfone, então tínhamos que nos esforçar para ouvi-la. Lhe foi dado um presente, que era um mini-poster, com uma imagem e uma citação, que ela disse ser a sua favorita. Em tradução livre, algo como: “Seja a mudança que você quer ver no mundo”. Olha a foto:

Desculpem esse flash inconveniente bem na imagem, mas é tenso tirar foto, tinha que ser na pressa mesmo, ;x

Logo depois, já começaram a fazer perguntas, mesmo sem microfone. Ela respondeu todas, sem nenhuma hesitação, e ainda gargalhou conosco, ao dar algumas respostas – enormes, por sinal. Eu gravei algumas partes da entrevista, mas por enquanto não tem como upar. Depois eu edito o post, com os vídeos, (:

Alyson respondeu perguntas como “por que tulipas?”, que ela disse serem suas flores favoritas. “Estava fazendo umas pesquisas para o livro, e comecei a pesquisar sobre os significados das flores. Sabe, cada flor, de cada cor, significa uma coisa. Quando um garoto te dá uma rosa branca, significa algo. E eu vi que o significado de tulipas vermelhas, uma flor que eu amo, é ‘amor eterno’. Achei perfeito para a história de Damen e Ever”, disse ela. Perguntei – por sinal, minha pergunta foi a última – se o Damen era o “cara dos sonhos” dela, e se foi baseando em algum ex-namorado. “Eles sonham”, ela me respondeu, rindo. “Baseei muito Damen no meu marido, que é muito bom comigo. Mas, no decorrer da história, vi que ele estava ficando perfeitinho demais, e eu estava enjoada disso. Pensei: ‘uma pessoa que viveu 600 anos deve ter alguma coisa da qual ela não se orgulha’. Botei alguns defeitos nele, e foi aí que Damen me atraiu mais ainda. Então, é, Damen é o cara dos sonhos de qualquer garota, e eu gosto dele justamente pelos seus defeitos”.

Após uma hora de perguntas, os blogueiros foram organizados em uma fila, para a Alyson autografar nossos livros. Estavam por lá o Leandro Schulai (O Vale dos Anjos), a Carolina Estrella (Garota Apaixonada em Apuros) e a Liana Cupini (Estigmas da Luz / Antes Tarde Que Mais Tarde), que me convidou para conhecer o estande do Selo Brasileiro, no Pavilhão Verde (o último). Infelizmente, eu não consegui achá-lo (D: ), mas a Kel (It Cultura) já vai me enviar uns marca-páginas, IUAHSUHSA.

Enfim, depois de muita espera, finalmente autografei os meus seis livros. Cinco da série Os Imortais (infelizmente, ainda não tenho “Infinito”, o último da série, e, portanto, único não autografado) e Radiante, primeiro da série Riley Bloom. No vídeo da próxima Caixa de Correio mostrarei para vocês os meus livrinhos autografados, *-* Conversei bastante com ela enquanto ela autografava os meus livros, e nossa, dá vontade de abraçá-la, de tão simpática e fofa que ela é. Tirei uma foto, antes de ir embora:

Eu e a Alyson, depois de ela autografar os meus livros.

Quanto ao resto da Bienal, sinceramente, não pude aproveitar muito, ;x Só comprei um livro, “Gênesis”, que estava super barato no estande da Intrínseca (apenas R$9, acreditam?), mas peguei vários marca-páginas (apesar de que poderia ter pegado mais). A única blogueira com a qual tirei foto foi justamente a Kel, do It Cultura, que já considero uma amiga, mas também vi por lá a Angélica (Angel Books), a Andréia (Mon Petit Poison), a Iris (Literalmente Falando), entre outras. Olha só a foto com a Kel:

Kel, suuuper fofa. Adorei ter conhecido você, sua linda!

Passei nos estandes das editoras Universo dos Livros, Fundamento, Intrínseca, claro, Record e Planeta. Peguei brindes em todas essas, e passei em outras também, como da Rocco, onde não peguei brindes.

De um modo geral, posso dizer que adorei ter ido à Bienal, adorei ter conhecido a Kel e, claro, a Alyson Noël. Pretendo voltar ao Rio de Janeiro, e pretendo ir a outras Bienais, então se preparem para mais posts como esse, em outros anos, claro, rs. Fiquei triste por ter que ir embora cedo, e também por não poder ir mais dias, mas mesmo assim tudo valeu à pena.

Mais uma vez, desculpem a enrolação para este post sair, e também o tamanho descomunal do mesmo. Mas né, não tinha como ficar pequeno, rs. Comentem sobre o que acharam do que eu falei, se gostam dos livros da Alyson, se conhecem as blogueiras que eu falei, enfim... Tudo! E quem foi na Bienal, conta aí como foi a tua experiência, ;D

xoxo

5 comentários:

  1. Essas fotos me deixaram super ansiosa pela bienal em SP, esperar até ano que vem... Espero que você esteja lá também. Bjos

    ResponderExcluir
  2. Hey, Samantha!

    Se divertiu bastante na Bienal, hein?
    Sorte a sua, eu não pude ir. =/
    Vou aguardar seus vídeos e demais posts com as novidades.

    Beijinho!

    ResponderExcluir
  3. A Alyson é linda e fofa! Adorei a coletiva e meus livros aqui assinadinhos rsrs *-*

    Foi uma pena mesmo vc ter ido só um dia, Sam. Podíamos ter badalado em busca de marcadores mais vezes rs Mas teremos outras oportunidades ;)

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  4. Aaah, tô adorando todos os posts sobre a Bienal que os blogueiros estão escrevendo!! Não tem problema ter ficado grande não, rsrs...
    Tão bom conhecer um ídolo, né? Ainda mais se for escritor!! \o/
    beijão!

    ResponderExcluir
  5. Adoro de coração a série OS IMORTAIS (ALYSON NOEL), meu tipo de romance favorito... ainda nao acabei de ler a serie, mas estou adorando e ansiosa a cada livro que leio... queria muito ter ido na Bienal, pena que nao teve como, conhecer a ALYSON NOEL é um sonho, ficaria muito feliz se um dia a conhecesse e a mesma autografasse meus livros... a esperança é a última que morre, e a minha é bastante ressistente, rsrs... Beijão. PS: Adorei seu blog e o conteúdo contido nele.

    ResponderExcluir