sexta-feira, 24 de junho de 2011

Resenha: O Noivo da Minha Melhor Amiga

O Noivo da Minha Melhor Amiga
Emily Giffin,
Editora Agir

Darcy e Rachel são melhores amigas. Dexter é o noivo de Darcy. Rachel e Dexter começam a ter um caso, do nada. E é com esse “quadro” que começa O Noivo da Minha Melhor Amiga, um livro que trata de um assunto até delicado, com personagens cativantes, e uma narrativa que nos deixa sempre com vontade de ler mais.

É aniversário de Rachel, e Darcy decide fazer uma super festa. Entre muitas cervejas e drinques, no final só restam Rachel e Dexter no bar, e eles decidem beber um pouco mais. Na hora de ir pra casa, acaba rolando um clima e eles vão pro apartamento dela. Bêbados, eles transam. E no dia seguinte, o mundo de Rachel vira de cabeça pra baixo.

Inicialmente, eles fingem que nada aconteceu. Bom, pelo menos ela tenta fingir. Ele telefona pra ela, pede pra conversarem sobre o Incidente - jeito que Rachel chama o que aconteceu -, mas isso não é exatamente o que ela quer. Depois de um pouco de insistência de Dex, eles acabam no apartamento dela. De novo. Se beijando. E então tudo muda.

Dexter e Rachel começam a ter um caso, e aos poucos a perspectiva dela sobre a sua amizade com Darcy vai mudando. De repente, Rach começa a se irritar com o egoísmo e as futilidades de sua melhor amiga. Entre idas e vindas da culpa, os preparativos para o casamento de Dex e Darcy – que aconteceria dali três meses -, telefonemas para Ethan, o que poderia ser considerado o seu melhor amigo, e finais de semana numa casa de veraneio alugada em Hamptons, esses três meses vão passando, e cada vez mais rápido.

Ansiosa e até frustrada por Dexter não ter falado nada sobre cancelar o casamento ainda, Rachel dá o ultimato: Ou Dex cancela o casamento com Darcy, ou não acontecerá mais nada entre eles. Então ela viaja pra Londres, onde Nethan mora, e fica uns dias lá, lhe fazendo uma visita. E quando ela volta, tem uma baita surpresa. E aí, Dex cancelou o casamento, ou não?

Adorei o livro, desde as primeiras páginas. Ganhei O Noivo da Minha Melhor Amiga de aniversário, e foi um dos melhores presentes. É o primeiro romance que eu leio escrito pela Emily Giffin, mas já posso considerá-la uma das minhas favoritas. Sinceramente, nem há muito mais o que dizer, rs. Não julguei o Dex e a Rach – não sobre o “caso” deles – em nenhum momento. Mas achei a Rachel muito submissa. Sempre botando a Darcy acima dela, sempre esperando que o Dex falasse/fizesse algo, nunca se arriscando. Mas mesmo assim, não deixei de gostar da personagem.

E por incrível que pareça – e sei que muitas pessoas irão discordar da minha opinião – me sinto solidária pela Darcy. Óbvio, me irritei com ela durante o livro. Me irritei com a sua personalidade egoísta, mimada e chatinha, sempre pensando nela, mudando o foco pra ela, enfim... Era sempre tudo ela. Mas caramba, não consegui odiá-la no final do livro. Entendi completamente a Rachel, e entendi ela também.

E Nate, o que falar dele? É o personagem mais fofo de toda a história. Ele é aquele melhor amigo leal, que se diverte com as coisas ruins que acontecem na sua vida – num bom sentido, né; tipo aquele amigo que quer te deixar pra cima, sabe? Enfim... Quero um melhor amigo assim! *-* Ainda hoje já vou baixar o filme, até porque queria ler o livro antes de assistir o longa. Mas por enquanto, posso dizer que recomendo, e muito, o livro, (;

Confira o trailer de O Noivo da Minha Melhor Amiga: