Bom dia, gente \õ/. Hoje vou apresentar pra vocês uma das novas colunas do blog: Perfil de Série. Ela é semanal, mas tem uma diferença: em uma semana eu falo de uma série de livros, e em outra semana, falo de um seriado – constantemente chamado de série, so... whatever. Eu espero que vocês gostem dessa coluna, e podem mandar sugestões pelo twitter (@samanthamsouza), assim eu vou saber o que vocês gostam/querem. Mas gente,0 lembrem que eu só posso falar de séries que eu li/assisti, então alguns seriados eu posso até assistir, mas séries de livros fica mais difícil de ler tudo de uma vez só, rs.
E a primeira série (de livros) que trago pra vocês é... Harry Potter. Não poderia ser melhor, certo?
Há muito tempo atrás – precisamente, 14 anos – J.K. Rowling decidiu criar o menino Potter.
- x -
A história começa com o mundo dos bruxos, que tenta manter-se secreto dos Trouxas (aqueles que não são bruxos). Por muitos anos este mundo foi aterrorizado por Lord Voldemort (Tom Riddle). Na noite anterior a sua queda, Voldemort encontrou o esconderijo da família Potter, e matou Lilly e James Potter. Entretanto, quando voltou sua varinha contra o bebê dos Potter, Harry, o seu feitiço voltou-se contra ele. Com o corpo destruído, Voldemort tornou-se um espírito sem poder, procurando refúgio em lugares escondidos do mundo; Harry, enquanto isso, foi deixado com uma cicatriz em forma de raio em sua testa, o único sinal físico da maldição de Voldemort. Harry tornou-se conhecido como "O Menino que Sobreviveu" no mundo dos feiticeiros, por ter sobrevivido à maldição da morte e por ter derrotado Lord Voldemort.
Em seguida, o órfão Harry Potter é criado pelos seus tios cruéis e insensíveis, os Trouxas Dursley. Porém, quando o seu aniversário de onze anos se aproxima, Harry tem seu primeiro contato com o mundo mágico quando recebe cartas de Hogwarts, que são roubadas pelos tios antes que ele possa lê-las. No seu décimo primeiro aniversário, Harry é informado por Hagrid, o guarda-caças de Hogwarts, que ele é um bruxo e por isso tem uma vaga na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.
Fonte: Wikipédia
- x -
Não preciso nem dizer o quão reconhecida a série Harry Potter é. Mesmo por uma criança pequena, que nunca leu livro algum. Harry Potter apresentou à muitas crianças – inclusive eu, pra deixar bem claro – o mundo da leitura. É uma série de livros que seria “apenas” para crianças, mas muito mais pessoas gostaram – e como gostaram. Ao longo desses dez anos, Rowling foi construindo a sua base, e a cada livro, nos introduzindo personagens cativantes, que nos faziam querer ser como eles. Quem nunca quis ter a inteligência da Hermione? Quem nunca quis ter um amigo leal como o Neville, uma amiga doidinha como a Luna, um “amigo” lindo talentoso como o Cedrico, e enfim... Quem nunca quis estudar em Hogwarts?
A cada livro Harry se mete em mais encrencas, enquanto ele acha uma forma de derrubar – definitivamente – Voldemort. Mesmo com toda a responsabilidade de ser “O Escolhido”, ele não deixa de ser um adolescente. Por isso enfrenta tudo o que um adolescente normal enfrentaria – bom, além de monstros, um cara maluco com rosto de cobra que quer matá-lo, e assim por diante -, inclusive a insegurança do primeiro beijo, o medo de perder uma amizade, ciúmes da garota que ele gosta, problemas com a escola, professores chatos, funcionários que não gostam dele, se sair bem nos esportes e, ainda por cima, ter que lidar com um garoto mimado – porém perigoso – que faz do seu hobby atormenta-lo.
E assim, mesclando essa vida de adolescente normal com os perigos de ser “O Garoto que Sobreviveu”, J.K. Rowling foi crescendo e crescendo, e se tornando a escritora favorita de muitos leitores – contando comigo de novo, kkk. E mesmo depois de três anos e meio do fim da série, muitos ainda se interessam por Harry Potter. Não apenas por causa dos filmes. As pessoas querem saber como tudo começou. As crianças e os adolescentes querem ter a experiência de dizer que leu a série do bruxinho mais conhecido do mundo. Todo mundo quer dar a sua opinião, ler pra ver se gosta, pra ver se acaba se interessando, não importa... O importante é que, apesar desse tempo, o pessoal ainda quer Harry Potter. E pra quem já leu, acompanhou, esperou pelos livros, sofreu com as mortes, se chocou com as revelações... A saga vai estar pra sempre em nossos corações.
- x -
Livros da Série:
- Harry Potter e a Pedra Filosofal
- Harry Potter e a Câmara Secreta
- Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
- Harry Potter e o Cálice de Fogo
- Harry Potter e a Ordem da Fênix
- Harry Potter e o Enigma do Príncipe
- Harry Potter e as Relíquias da Morte
- Quadribol Através dos Séculos
- Animais Fantástios e Onde Habitam
- Os Contos de Beedle, o Bardo
Gênero: Fantasia, Suspense, melhor série de livros que eu já li na vida...
Harry Potter Facts:
• Até 2008, já teriam sido vendidos cerca de 400 milhões de cópias da saga, e os livros já teriam sido traduzidos para 67 línguas.
• Rowling é a primeira pessoa a se tornar bilionária (em dólares americanos) apenas escrevendo livros.
• Harry Potter e as Relíquias da Morte foi lançado em 21 de Julho de 2011, e vendeu 11 milhões de cópias no primeiro dia de lançamento, quebrando o record de Rowling do livro vendido mais rápido em todos os tempos.
• Rowling disse que se ela fosse lecionar alguma matéria em Hogwarts, ensinaria “Feitiços”.
• Os livros de Rowling foram os primeiros livros infantis a entrar na lista New York Bestseller desde “Charlotte’s Web”, escrito por E.B. White em 1952.
• Quando “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” foi lançado no Reino Unido, a editora pediu às lojas que não vendessem o livro até as escolas estarem fechadas, pra prevenir “vadiagem”.
• O dia do aniversário de Harry é o mesmo de J.K.
• O nome Voldemort vem do francês e significa “vôo da morte”, e sua maior “meta” é dominar a morte. No segundo livro da série, J.K. Rowling nos mostra que “Eis Lord Voldemort” é um anagrama para “Tom Servolo Riddle”, que é seu nome verdadeiro.
Fonte (e mais HPFacts): Random Facts
- x -
Então gente, acabou saindo um pouco sentimental de mais, mas esse é o primeiro post da coluna, (: Como eu disse, ela será semanal. Será sempre postada às quintas-feiras, então aguardem, que na semana que vem vou estar falando de um seriado, *-* Se vocês quiserem, podem mandar sugestões para o meu twitter, escolhendo entre Supernatural, Pretty Little Liars e The Vampire Diaries.
Samantha
Oie!
ResponderExcluirsabe eu nunca tive interesse em ler HP mesmo com todo o movimento... Depois de anos resolvi dar uma chance aos filmes - então quem sabe não me interessava a ler mas mesmo assim não deu!
ahaha
Ahh vim te convidar! Tem uma promo rolando lá no meu blog! Ve se quer participar!
bjss
♥ Evellyn - heyevellyn.blogspot.com
Nossa, sério? Harry Potter foi a primeira série de livros "de verdade" que eu li, kk Amo demais!
ResponderExcluirVou dar uma olhada lá sim, (:
Adoro promoções, *-*
IASHIAUHSIUHAIUSHA
Beijos
;*